Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

01/03/2024 – 15:24  

Bruno Spada / Câmara dos Deputadas

Domingos Neto é o autor da proposta

O Projeto de Lei 291/24  inclui as vacinas conjugadas pneumocócica 15-valente (VPC15) e contra a herpes-zóster (cobreiro) no calendário nacional de vacinação do adulto e idoso.

“Observa-se a persistência de complicações graves associadas à infecção pneumocócica, como meningite e sepse, que inevitavelmente contribuem para o ônus nos sistemas de saúde”, afirma o deputado Domingos Neto (PSD-CE), autor da proposta, em análise na Câmara dos Deputados.

“A inclusão da VPC15 no calendário vacinal do SUS pode reverter esse quadro, reduzindo significativamente o número de casos e, por consequência, aliviando a carga sobre os serviços de saúde”, acrescenta. 

Herpes-zóster
O parlamentar alerta ainda que os casos de herpes-zóster, que afeta principalmente pessoas mais velhas, têm apresentado uma tendência preocupante de aumento nos registros epidemiológicos, evidenciando também a necessidade de estratégias eficazes para sua prevenção. 

“A vacinação contra a herpes-zóster não apenas previne a doença aguda, mas também contribui para a redução do risco de neuralgia pós-herpética, uma complicação dolorosa que pode persistir por meses ou até anos após a resolução da infecção aguda”, disse. 

O deputado também defende que, em caso de opção pela aplicação em clínicas privadas, os cidadãos possam ser ressarcidos dessa despesa pelos planos de saúde já contratados por eles.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem – Lara Haje
Edição- Rodrigo Bittar

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022