PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministro assina termo de cooperação para implantar núcleo em Amajari | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente da Câmara de Amajari, Kleudison Wanderley, assinaram, neste domingo (3), um termo de cooperação técnica para implementar na cidade um núcleo de atendimento do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Esse foi o terceiro termo oficializado pelo ministro em Roraima desde sexta-feira (1°).

Participaram do evento os vereadores de Amajari Adriano Novinho (MDB), Júlio Souza (Republicanos) e Sulamba Tepequém (PL). Moradores e representantes de associações acompanharam a solenidade.

O turismo é forte em Tepequém, cujas belezas naturais foram elogiadas pelo ministro. Ele garantiu que o núcleo vai ter informações para empresários e moradores do local quanto à previdência referente à CNPJ e à pessoa física.

“É importante para a gente ter a previdência cada vez mais perto da população, e as câmaras e prefeituras são os órgãos de fácil acesso para o povo. Temos no município de Amajari uma grande população indígena que não tem acesso aos serviços da Previdência Social. Com o novo núcleo, vamos ensinar como apresentar a documentação via internet, responder às solicitações, ou seja, um serviço completo”, detalhou Carlos Roberto Lupi.

Com o termo, a Câmara de Amajari, assim como o Legislativo de Pacaraima e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), poderá receber a documentação necessária para protocolar solicitações de benefícios previdenciários. Ao INSS, caberá analisar os papéis e decidir sobre a concessão. O objetivo é, portanto, levar os serviços às comunidades mais distantes.

“É um avanço muito importante para a população  ter um serviço como esse, pois vai ajudar os munícipes a esclarecer e ter acesso aos atendimentos do INSS. Hoje, muitas pessoas precisam se deslocar até Boa Vista e, a partir dessa implementação, não será mais preciso. Amajari só tem a ganhar com a assinatura deste termo”, declarou o presidente do Legislativo Municipal, Kleudison Wanderley.

Potencial turístico

A agenda do ministro nas cidades de Boa Vista, Pacaraima e Amajari teve a participação do presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que ajudou na articulação das visitas. Foi Sampaio quem também realizou uma audiência pública na Casa Legislativa estadual para discutir a previdência social em Roraima. O debate reuniu centenas de pessoas, instituições públicas e autoridades dos Três Poderes.

“Mais uma vez a Assembleia Legislativa atua para aproximar a população do Poder Público com o intuito de beneficiar os moradores de Amajari. Nos colocamos à disposição para discutir outras demandas dessa região que tem belezas naturais exuberantes e pode ser explorada através do turismo. Trouxemos o ministro até a serra para ele conhecer esse potencial”, declarou Sampaio.

A parlamentar Helena da Asatur (MDB) enfatizou que o turismo em Roraima é uma das bandeiras defendidas por ela no Congresso Nacional.

“O turismo aquece a economia local, então é um setor do qual não podemos esquecer. Estamos apoiando todas as ações voltadas para o turismo de Roraima, que tem muitas belezas naturais, cachoeiras,  e precisamos estruturar esses locais. Tepequém já tem uma estrutura e temos que atuar para fortalecê-la”, finalizou.

O deputado federal Albuquerque (Republicanos) disse que era preciso levar o ministro até a Serra do Tepequém para “mostrar a casa toda”, já que a região tem um grande potencial turístico e a ajuda do governo federal pode ser um passo essencial para desenvolver a localidade.

“Tepequém é uma vila muito bonita que tem que ser explorada através do turismo. Ele [ministro Lupi] vai levando de Roraima uma impressão muito boa, porque o Estado não pode ficar de fora da rota turística daqueles que querem conhecer o Brasil. Vamos trabalhar no Congresso Nacional para potencializar o turismo nessa região”, assegurou.

 

Texto: Josué Ferreira

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022