DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

Procon Assembleia vai às ruas explicar a clientes direitos garantidos em lei

Ação do órgão aproxima consumidores e ensina como ser consciente
Foto: Marley Lima
Gerente de loja, Cassiel Souza de Almeida, durante ação alusiva ao Dia Mundial do Consumidor

Compartilhe:

Por Marilena Freitas

Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta terça-feira (15), o Procon Assembleia promove até sexta-feira (18) a Semana do Consumidor, com ações voltadas também para os fornecedores.

“Pensando nisso, nos descontos ofertados pelo comércio, a gente faz a Semana do Consumidor, acompanhando e trazendo-o para mais perto do órgão, possibilitando o acesso, com orientação e resoluções de conflitos e recebimentos de denúncias”, explicou a diretora do Procon, Mileide Sobral.

Conforme ela detalhou, as situações recorrentes no órgão de defesa do consumidor serviram de base para as ações deste dia.

“A ideia é deixar a população mais atenta com relação a esses direitos. Então, trouxemos dicas no material impresso para que o consumidor possa levar para casa e ler com calma. São informações sobre o consumo consciente e quais atitudes que deveriam tomar diante de qualquer ato contrário ao seu direito enquanto consumidor”, acrescentou.

Até sexta-feira, as equipes do Procon Assembleia estarão na avenida Ataíde Teive, bairro Tancredo Neves; Sólon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia; na rua Jaime Brasil, Centro, e nos shoppings da cidade.

“A informação é a principal arma do consumidor, pois se ele estiver bem-informado, dificilmente vai passar por alguma situação que não esteja preparado para lidar. Nossas equipes estão prontas para qualquer coisa, desde a orientação, sanar dúvidas e a mediação de conflitos”, disse.

Lorena Macedo, garimpeira, ficou surpresa com a ação do Procon, pois está há pouco tempo em Roraima e é a primeira vez que presencia esse tipo de atividade de um órgão que resguarda o direito do consumidor.

“É muito boa essa ação, tanto para quem compra parcelado quanto à vista. É a primeira vez que estou vendo isso e estou gostando muito. As pessoas que gostam de reclamar, como eu, agora têm onde reclamar. Essa campanha deve continuar, independentemente de ser o Dia do Consumidor. Já estou vendo neste folheto muitas informações importantes, vou levar para casa e ler com calma, porque vale a pena ficar informado. Muito bom esse trabalho”, disse a garimpeira ao criticar os juros exorbitantes para compras parceladas.

Cassiel Souza de Almeida, gerente de uma loja, também aprovou a iniciativa do Procon Assembleia, por ser mais uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre os direitos dos consumidores.

“Isso é bom porque muitas vezes o cliente já chega alterado, gritando, tentando constranger a gente, dizendo saber da lei, mas às vezes não sabe. Trabalhamos com eletrônico e tem produtos que já vêm com defeito, alguma avaria. Quando o cliente vem trocar, a gente conversa para saber se o defeito é do mau uso ou de fábrica para fazer a substituição, na tranquilidade”, destacou.

Orientações

Diante de uma situação de violação de direito do consumidor, o Procon orienta que o primeiro passo é negociar com o fornecedor, de preferência por escrito. O segundo é procurar o Procon Assembleia, caso não chegue a um acordo. A última alternativa é procurar o Poder Judiciário.

Entre as dicas para ser um consumidor consciente, estão evitar o consumismo, ou seja, não querer comprar tudo que vê pela frente; pesquisar a marca em várias lojas; planejar os gastos e o orçamento; não assumir dívida que não pode honrar; não ter vergonha de negociar o preço; prestar atenção na qualidade dos produtos na hora da compra; não se deixar influenciar pela propaganda, publicidade ou vendedores e se informar com parentes e amigos sobre a qualidade, duração e funcionamento dos produtos e serviços.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022