IMPACTOS NEGATIVOS

Dhiego Coelho denuncia empresários do agronegócio que descumprem lei ambiental

Deputado fez denúncias durante discurso na sessão plenária desta terça-feira
Foto: Tiago Orihuela

Compartilhe:

Por Kátia Bezerra

“Aqueles que produzem soja, milho e outras culturas em Roraima podem ter sua produção comprometida, e isto vai prejudicar nosso setor produtivo. Essa paralisação está em vias de acontecer, somente para prejudicar uma única empresa, da qual foi solicitado que se faça o EIA/RIMA [estudo de impacto ambiental/relatório de impacto ambiental] para que ela continue atuando no Estado”, revelou.

O parlamentar afirma que o Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), liberou do EIA/RIMA os grandes produtores de Roraima, e somente uma empresa de reflorestamento estaria sendo obrigada a emiti-lo. O documento é obrigatório para o licenciamento ambiental.

A norma a que se refere o parlamentar é a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 1986, que estabelece as definições, responsabilidades, critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

Explicações pessoais

De forma remota, a deputada Aurelina Medeiros (Podemos) fez uma breve explicação sobre o papel do Conama e demonstrou ser contrária à resolução. “O Conama é a grande desgraça do meio ambiente, que impede até hoje de termos o Zoneamento Econômico-Ecológico de Roraima”.

Publicidade

Leia também:

Governo federal cobra resposta da Enel sobre apagão em São Paulo

Postado em 6 de novembro de 2023

Unidades de conservação superam número de visitantes em 2021

Postado em 25 de abril de 2022

Projeto exige idade mínima de 16 anos para celebração de união estável – Notícias

Postado em 13 de março de 2023

Câmara aprova urgência para projeto que cria o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico; acompanhe – Notícias

Postado em 29 de agosto de 2022