TECNOLOGIA DE PONTA

Novo Hospital Geral de Roraima conta com mais 120 leitos clínicos e 10 salas de cirurgia

Deputados estaduais participaram da inauguração da nova unidade hospitalar que tem bloco em homenagem a José de Anchieta
Foto: Márcio Magalhães e Marley Lima
Inauguração ocorreu na noite desta sexta-feira

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

O novo Hospital Geral de Roraima (HGR) foi inaugurado na noite desta sexta-feira (11) durante uma solenidade que contou com a participação de deputados estaduais e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Com a construção do Bloco “E”, batizado com o nome do governador José de Anchieta Júnior, morto em 2018 e que faria 57 anos no mesmo dia da inauguração, a unidade passa a contar com mais dez salas de cirurgia para atender a população roraimense.

O Hospital Geral de Roraima é pauta constante na Assembleia Legislativa de Roraima, assunto abordado por diversas vezes na tribuna do Parlamento e tema de indicações ao Governo do Estado e de leis ordinárias.

O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), fez questão de estar na inauguração do novo HGR, “pois o Poder Legislativo tem participação direta como órgão de fiscalização e legislação”.

“Para o cidadão ter uma ideia, o antigo HGR tinha apenas quatro salas de cirurgia e o novo terá mais dez. É a Assembleia se fazendo presente, fiscalizando e, a partir de amanhã [sábado, 12], já terá cirurgia agendada”, anunciou Sampaio.

Pela segunda vez em Roraima, Marcelo Queiroga falou sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da abertura de hospitais para atender a população. “O SUS do Brasil foi a principal trincheira de luta para combater a covid-19”.

Segundo o governador Antonio Denarium (PP), a unidade tornará possível zerar a fila de espera existente no sistema público para cirurgias. “O atendimento em saúde é um direito da população e uma obrigação dos governos estaduais, municipais e federal, e nós estamos trabalhando para melhorar a saúde do Estado de Roraima”, destacou durante coletiva de imprensa.

Parlamento presente

Em 2019, o Poder Executivo sancionou a Lei nº 1.320, apresentada pela deputada Catarina Guerra (SD), que denomina o local em homenagem ao ex-governador José de Anchieta Júnior, morto em 2018 em decorrência de ataque cardíaco.

“Me fez reconhecer e saber que o respeito e reconhecimento por suas ações nunca serão questionados. Foi um governador que se dedicou ao povo”, declarou a parlamentar em menção a Anchieta Júnior.

Após a cerimônia de inauguração, as autoridades foram convidadas a uma visita guiada pela unidade hospitalar. A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) destacou que a população ganha com essa obra. “Os equipamentos são novos. Todo o material é de boa qualidade e está tudo funcionando”.

O deputado Éder Lourinho (PTC) lembrou que a última construção hospitalar naquele complexo ocorreu no início da década de 1990. “Esse novo bloco dará condições para os servidores da Saúde trabalharem depois de passarem por um período de pandemia e mais conforto para a população”.

O retorno das cirurgias eletivas foi destacado pelos deputados. “Uma obra que vai servir para aquelas pessoas que estão na fila em mais de dez centros cirúrgicos”, disse Gabriel Picanço (Republicanos).

“Uma obra que estava parada há vários governos e hoje o governador Antônio Denarium concretiza esse sonho que vai somar para a Saúde no Estado”, enfatizou Chico Mozart (PP).

Para a deputada Tayla Peres (Republicanos), a inauguração foi um momento esperado pelo Legislativo e pela população. “Agora, com esse hospital novinho, com as cirurgias eletivas, pessoas fazendo recadastramento para cirurgia. É a ‘ponta’ sendo beneficiada com essa entrega”.

Para a deputada Ângela Águida Portella (PP), a entrega da unidade é emblemática. “Saúde de primeiro mundo, com tecnologia de ponta a serviço da população, mas acima de tudo com a valorização dos profissionais”, complementou.

Como presidente da Comissão Permanente de Viação, Transportes e Obras, o deputado Renato Silva (Pros) disse que há tempos cobrava detalhes e informações sobre o andamento das obras do Bloco E. “Acompanhamos essa obra desde 2019, tenho várias fotos, vídeos fiscalizando aqui. Não tinha tubulação para oxigênio… Nessa gestão, conseguimos sanar essas preocupações”.

Acompanharam a inauguração do novo HGR os deputados Jânio Xingu (PP), George Melo (DC) e Marcelo Cabral (sem partido), além de representantes de organismos estaduais, parlamentares da bancada federal de Roraima, sindicatos, Conselho de Saúde, prefeitos do interior, população e a imprensa. A TV Assembleia (57,3) transmitiu a solenidade.

Modernização

A estrutura conta com 120 leitos clínicos e 10 salas de cirurgias. As obras se iniciaram em 2013 e desde então houve diversas interrupções. Em 2020, a atual gestão retomou os trabalhos. Foram ajustados os projetos iniciais com a implantação de itens essenciais como sistema de ar-condicionado, gases medicinais, subestações de energia e saídas de emergência.

Leia também:

ANIVERSÁRIO MUNICIPAL TV Assembleia aborda aspecto religioso em reportagem especial sobre os 69 anos de Caracaraí | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

100 VAGAS Inscrições para cursos presenciais de Informática na Escolegis iniciam na próxima semana | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

Em Cannes, MinC celebra presença do audiovisual brasileiro no exterior — Agência Gov

Postado em 27 de maio de 2024

Governo vai abrir edital para que municípios recebam equipamentos de TV digital – Notícias

Postado em 27 de maio de 2024