FILHOS COM TEA

Mães falam de alegrias e dissabores em roda de conversa promovida pela Assembleia Legislativa

Após bate-papo, homenagens em forma de versos autorais e apresentação musical fecharam evento com participação do público
Foto: Eduardo Andrade
Convidados do Roda de Conversa promovida pelo Centro de Apoio à Família

Compartilhe:

Por Kátia Bezerra

Os principais desafios enfrentados pelas mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram debatidos nesta quarta-feira (23) durante a terceira edição da roda de conversa “Mulheres: história de superação e motivação”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Apoio à Família. No mês da mulher, elas contaram como lutam diariamente contra os problemas e preconceitos, e refletiram sobre as dificuldades de interação social dos filhos.

A presidente do Centro de Apoio à Família, que integra o Programa de Atendimento Comunitário do Poder Legislativo, deputada Angela Águida Portella (PP), foi a interlocutora do bate-papo e destacou a importância da reflexão sobre o tema.

“Esse evento foi pensado de forma crítica e reflexiva para trazer à tona todo esse contexto para juntos pensarmos em soluções. Somos um sinal de resistência e devemos lutar pelo acolhimento dos autistas e de suas famílias. Queremos homenagear essas mulheres fantásticas, que são empreendedoras e não deixaram os desafios tomarem conta”, salientou.

Daniela Menezes, vice-presidente da União de Pais e Pessoas com Autismo em Roraima (UPPA), é mãe de dois filhos com deficiência e já passou por dificuldades em sua trajetória. A empresária, mesmo com avanços das leis, acredita que na prática a realidade ainda é frustrante.

“Falar em motivação é um pouco complicado, pois é uma mistura de sentimentos. Pouca coisa mudou de um filho para o outro, com uma diferença de 20 anos. Vivo numa montanha-russa, não é fácil conciliar, não é fácil lutar pelos direitos dos nossos filhos. A inclusão ainda está muito longe de acontecer”, esclareceu.

O primeiro filho de Zuleide Martins nasceu autista e, há seis anos, mudou completamente os rumos da vida da proprietária da Twice Toys, loja virtual com brinquedos de madeira para incentivar as crianças com algum tipo de deficiência. Sem experiência, ela teve que aprender com muita luta a lidar com o problema.

“A gente vibra e comemora juntos quando meu filho consegue aprender alguma coisa. Quando falou ‘mamãe’ pela primeira vez, foi emocionante. Essa luta não foi fácil e ainda não é, mas estamos sempre aprendendo para dar uma vida melhor para ele”, disse.

As adversidades serviram para Zuleide iniciar seu empreendimento virtual. “Senti essa necessidade, pois vi que meu filho precisava de algo interessante para passar o tempo. Nossos brinquedos são de madeira, são convidativos e foram aceitos pelo público”, relembrou.

Atração cultural

Após o bate-papo, o professor e historiador Cláudio Barbosa fez homenagem em forma de versos autorais às mulheres e mães de filhos autistas. Os cantores Ana Caroline Silvano e Diego Miranda apresentaram canções de Erasmo Carlos e Roberto Carlos e de Francisco, el Hombre, enaltecendo o valor da mulher na sociedade.

Motivacional

A reitora do Instituto de Educação de Roraima (Ierr) e coaching, Elísia Martins, ministrou uma palestra sobre a inclusão de pessoas com autismo na sociedade e os desafios da mulher nesse contexto. Participaram do evento, transmitido pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelas redes sociais do Parlamento (@assembleiarr), pais e as mães de crianças e adolescentes autistas que já têm um acompanhamento do Centro de Apoio.

Leia também:

CONTRAPOSIÇÃO Coronel Chagas defende governador de Roraima em pronunciamento na tribuna da ALE-RR | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024

Tragédias climáticas: 94% das cidades brasileiras pecam na prevenção

Postado em 29 de maio de 2024

Sebrae/RR abre processo seletivo para vagas com remuneração de até R$ 5.232,10, mais benefícios | ASN Roraima

Postado em 29 de maio de 2024

‘LUZES E SOMBRAS DA AMAZÔNIA’ Exposição fotográfica na Assembleia Legislativa revela beleza singular de Roraima | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024