Pesquisar
RECONDUÇÃO

Jalser Renier reassume presidência da Assembleia Legislativa de Roraima

Parlamentar foi reconduzido após decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes
Foto: Tiago Orihuela / Jader Souza / Marley Lima / Nonato Sousa

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

O deputado Jalser Renier (SD) foi reconduzido na manhã desta quinta-feira (24) à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima, assim como os demais membros da Mesa Diretora, após decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que revogou a medida cautelar que havia determinado o afastamento do parlamentar e novas eleições em janeiro de 2021. A determinação do ministro foi proferida na noite de quarta-feira (23).

O ex-presidente Soldado Sampaio (PCdoB) solicitou, ao receber a notificação, que o procurador-geral adjunto, Sérgio Mateus, informasse os fatos à população que acompanhou o processo pela TV Assembleia (57.3), Rádio Assembleia (98,3), redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr), bem como a quem estava nas galerias do Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Em coletiva de imprensa, Jalser Renier se comprometeu a seguir com a análise e votação de projetos de lei, como o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) da Educação Básica, instalação de auditoria em processos da Casa, retomada de programas sociais, como o “Abrindo Caminhos”, e o fim das sessões híbridas.

“Vamos procurar o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça, o Governo do Estado, todas as instituições para que a gente mantenha sempre uma relação cordial entre as instituições”, declarou o presidente.

Com retorno de Jalser Renier à presidência, volta a Mesa Diretora composta por Jânio Xingu (PSB), primeiro-vice-presidente; Jeferson Alves (PTB), segundo-vice-presidente; Odilon Filho (Patri), terceiro-vice-presidente; Chico Mozart (Cidadania), primeiro-secretário; Marcelo Cabral (sem partido), segundo-secretário; Catarina Guerra (SD), terceira-secretária; Lenir Rodrigues (Cidadania), quarta-secretária, e Renato Silva (Pros), corregedor-geral.

Explicações pessoais

No tempo regimental de explicações pessoais, parlamentares discursaram sobre a mudança. O primeiro foi o deputado Soldado Sampaio (PCdoB) que falou sobre a condução da Casa nos últimos 13 meses. “Saio daqui [da presidência] de cabeça erguida. No tempo que conduzi a Mesa Diretora, montamos um ambiente saudável com os outros Poderes”.

O deputado Nilton SindPol (Patri) ressaltou a necessidade de cumprimento de decisão judicial. “Agradeço o tempo em que fiquei como corregedor desta Casa e peço para que haja paz e tranquilidade”. A deputada Betânia Almeida (PV) pediu prioridade neste período de gestão. “Que possamos priorizar a população do Estado de Roraima que não aguenta mais passar por tantas lutas”, disse ela.

 

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Tiago Orihuela / Jader Souza / Marley Lima / Nonato Sousa

SupCom ALERR – 24.02.2022

Leia também:

Caer realiza manutenção na rede de esgotamento sanitário em rua do bairro Caranã

Postado em 19 de julho de 2025

BEM-ESTAR ANIMAL
Mais de 6 mil animais foram cadastrados no programa pioneiro da ALERR

Postado em 18 de julho de 2025

Plano integrado das forças de segurança garante tranquilidade no Arraial da Família Roraimense

Postado em 18 de julho de 2025