Encontro estimula debate e busca por soluções inovadoras e sustentáveis na construção civil de Roraima | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O evento realizado nos dias 21 e 22 de novembro reuniu profissionais, acadêmicos, autoridades e interessados no setor.

A escassez de espaços para discutir inovação e sustentabilidade na construção civil foi destacada pelo empresário Luiz Brito, sócio fundador do grupo LB Construções. Trabalhando com um produto inovador, o Concreto Usinado, Brito expressou seu entusiasmo em participar do evento promovido pelo Sebrae.

Segundo ele, o evento proporcionou uma oportunidade única de apresentar e discutir as práticas do setor, elogiando a iniciativa do Sebrae em abrir esse espaço para o diálogo.

“Adorei ouvir ali coisas que eu nem imaginava que isso estaria acontecendo. Encontramos muita resistência à mudança, pessoas técnicas que não querem evoluir. Tudo são fases e a gente precisa perceber isso” frisou o empresário.

Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR.

O Encontro de Negócios: Construção Sustentável em Roraima, realizado nos dias 21 e 22 de novembro pelo Sebrae/RR, teve como objetivo suprir essa lacuna identificada por Brito. A instituição reconheceu a necessidade de criar um ambiente seguro para o debate e a geração de novas ideias, visando o desenvolvimento sustentável do setor.

“O segmento da construção civil é um verdadeiro termômetro da economia. Quando a economia vai bem, ele é um dos que mais cresce, e isso tem acontecido em Roraima com a expansão urbana que a cidade passa” destacou Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR.

Ele ressaltou que, atento a esse processo, o Sebrae terá um projeto específico para a indústria da construção em 2024, iniciando com o lançamento desse evento.

No primeiro dia do encontro foram apresentadas propostas ativas no estado, como a do grupo LB, e introduziu novas possibilidades de negócios, como a proposta da empresa IForms. A ideia é democratizar o acesso a materiais de construção de qualidade, utilizando placas de EPS (Poliestireno Expandido), popularmente conhecido como isopor.

Essas placas prometem maior resistência, menos resíduos de obra, agilidade, eficiência térmica e acústica, além de um ganho energético com 40% de redução na conta de energia. A Boa Vista Pisos e Revestimentos já licenciou o produto em Roraima para atender à demanda do estado.

“Ela traz uma tecnologia inovadora, um ganho de obra mais rápido que o convencional e, sem falar da sustentabilidade, não gera resíduos sólidos. Eu consigo transferir o que sobra desse isopor, trituro e jogo dentro do próprio concreto, então é uma obra limpa o tempo todo” explicou o gerente comercial da Iforms, Fabrício Teixeira.

O evento também abordou processos e vantagens das parcerias das construtoras com o programa Minha Casa, Minha Vida, que visa combater o déficit habitacional no país. Outra solução apresentada foi o método de construção seca com o uso de drywall, visando a redução do consumo de água nas obras.

Instituições financeiras, como a Caixa Econômica Federal e o Banco da Amazônia, estiveram presentes, apontando a necessidade de estreitar laços e conhecimento das concessões de crédito por parte das empresas do setor.

Clerlânio Holanda, presidente do Sinduscon-RR, elogiou a iniciativa, destacando a importância de temas como a participação das instituições financeiras e certificações para tornar as empresas mais competitivas no mercado.

“Aqui estão temas fundamentais como a participação das instituições financeiras do mercado imobiliário e discussão das certificações que tornam as empresas mais competitivas no mercado. Foi um gol de placa que o Sebrae fez e aproximou empresas regionais, empreendedores e incorporadoras do nosso estado” afirmou.

O encontro contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (SINDUSCON-RR) e Conselho Regional Engenharia e Agronomia de Roraima (CREA-RR), além dos patrocínios da LB Construções, Brasmol e Boa Vista Pisos e Revestimentos.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

AÇÃO FISCALIZATÓRIA Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima | ALE-RR

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Caer realiza mutirão para revisão das faturas de água   – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 26 de fevereiro de 2024

MDHC apresenta a ministérios, na Casa Civil, eixos que comporão o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa — Agência Gov

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Projeto prevê aplicação de flúor nos dentes de idosos a cada seis meses – Notícias

Postado em 26 de fevereiro de 2024