COOPERAÇÃO MÚTUA

Deputados de Roraima ocupam quatro das nove secretarias temáticas da Unale

Entidade é única representante dos 1.059 deputados estaduais do país e estimula criação de políticas públicas em benefício da sociedade
Foto: Eduardo Andrade
Presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio ao receber troféu alusivo ao Jubileu de Prata da Unale

Compartilhe:

Por Kátia Bezerra

Quatro das nove secretarias temáticas e especiais da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) são ocupadas por deputados roraimenses eleitos para o biênio 2022-2023. Responsável por coordenar as ações dos Poderes Legislativos, a instituição tem papel conciliador no aprimoramento dos debates de políticas públicas, conforme explica o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

“É importante que Roraima faça parte dessa entidade. Recentemente, participamos de uma reunião com o ministro do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], Luiz Edson Fachin, sobre o combate às fake news, uma bandeira que a Unale e todas as Assembleias estão abraçando para o processo eleitoral. A Unale tem promovido grandes debates, dando voz ao Legislativo estadual e fortalecendo a democracia. Essa cooperação mútua é essencial para o fortalecimento do nosso pacto federativo e de todas as Casas legislativas do país”, salienta.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) é vice-presidente da Unale na Região Norte. O parlamentar se comprometeu a apresentar demandas importantes de Roraima à entidade, a fim de fortalecer as tratativas em prol do Estado.

“É um momento de muita importância para todos nós e para Roraima também, pois temos assuntos urgentes para resolvermos, como de infraestrutura. Se nesse ‘inverno’ tiver chuvas fortes, teremos um problema gravíssimo para o Estado, pois só há uma BR, que transporta nossa riqueza. Nossa insegurança energética também é preocupante. Vamos levar todas essas questões à Unale”, garante.

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania), vice-presidente de Assuntos Legislativos da Secretaria das Cidades, afirmou que conquistas importantes reforçaram as bandeiras sociais, aprimorando e disseminando o papel das assembleias.

“Já passamos por todas as secretarias das Cidades, fomos presidente desta pasta e temos certeza de que essa dedicação fortalece o Legislativo estadual e o Estado, dentro da cultura política da Unale. Vamos levar nossas necessidades. Já estamos dialogando para a criação de projetos importantes para a população”, ressalta Cabral.

A deputada Catarina Guerra (União), vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas, tem a missão de manter diálogo com os demais membros no intuito de criar políticas públicas para redução do número de casos de suicídio no Brasil.

“É mais um desafio pela frente. Juntando nossas forças, podemos muito mais. Fizemos uma cartilha sobre prevenção ao suicídio e, em razão do trabalho que já desenvolvemos, vamos continuar esse diálogo, unindo forças”, assegura.

A secretaria promoveu a primeira reunião, de forma híbrida, quando foi definido o calendário de encontros em vários estados. A princípio, foram incluídas na agenda reuniões em Roraima, Bahia e Maranhão. A criação da pasta foi sugerida durante a 24ª Conferência Nacional da Unale, ocorrida em novembro do ano passado, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A deputada Yonny Pedroso (PL) é vice-presidente de Assuntos Legislativos na Secretaria da Mulher. Ela tem forte atuação na defesa dos direitos do público feminino em Roraima e na entidade pretende lutar por mais projetos efetivos para esse segmento.

“A atuação dessa secretaria é um movimento importante para tratar de pautas sensíveis em defesa da minoria e das mulheres. São assuntos que devem ser prioritários. Nós precisamos ser ouvidas e representadas no Parlamento. Já estamos em reuniões e debates para trazer melhorias e garantias de direitos. Não podemos nos calar e essa luta é diária. Temos essa condição de vulnerabilidade, um Estado com alto índice de violência doméstica e precisamos mudar isso”, comenta.

Legitimidade

A Unale exerce papel fundamental para o desenvolvimento e progresso das Casas Legislativas, tanto que a entidade é a única reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (SFT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) como representante dos 1.059 deputados estaduais, das 26 Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), estimulando a criação de políticas públicas em benefício da sociedade brasileira também em âmbito internacional.

Leia também:

DR com Deneri recebe Denise Fraga na TV Brasil

Postado em 20 de maio de 2024

Governo Federal atua na proteção da população e também dos pets no RS — Agência Gov

Postado em 20 de maio de 2024

Comissão aprova projeto que cria programa de fomento à causa animal – Notícias

Postado em 20 de maio de 2024

Campanha promove ação sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Postado em 20 de maio de 2024