‘REGIONALIZAÇÃO’

Deputados aprovam PL que institui Dia do Policial Civil do Estado de Roraima

Escolha é um marco para instituição, pois, em 19 de julho, primeira turma de concursados iniciou atividades
Foto: Nonato Sousa

Compartilhe:

Por Marilena Freitas

A Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou na manhã desta terça-feira (24), com 18 votos, o Projeto de Lei (PL) nº 245/2021, que institui o Dia do Policial Civil do Estado de Roraima, a ser comemorado anualmente em 19 de julho. A matéria segue agora para apreciação do Executivo, que pode vetar ou sancionar.

De autoria do deputado Nilton Sindpol (PP), a data escolhida atende aos anseios da categoria, pois remete ao dia em que primeira turma de policiais civis concursados do Estado de Roraima começou a desempenhar suas funções.

“Foi quando começamos a trabalhar em prol da sociedade e, no mesmo dia, 19 de julho, faço 18 anos de efetivo exercício policial. Essa é uma data marcante para todos nós que iniciamos nossas atividades, e por isso queremos uma data específica para comemorar o nosso dia”, justificou.

Apesar das comemorações em homenagem a Tiradentes, o patrono das forças de segurança pública, em 21 de abril, Nilton Sindpol defendeu a regionalização da data. “Nós somos a Polícia Judiciária, aquela que atua após o cometimento dos crimes”, argumentou.

O relator do PL, deputado Jorge Everton (União), que também é oriundo da Polícia Civil, defendeu a data escolhida, inclusive para reconhecer e se ter uma instituição policial forte e atuante.

“Sinto-me honrado em relatar e parabenizo o deputado Nilton pelo projeto de lei. Na época em que tomamos posse, foi feito um decreto instituindo essa data, e agora, com essa lei, a gente efetiva esse reconhecimento a uma instituição que tem feito seu papel de forma relevante para a sociedade, com investigações fantásticas feitas pelos nossos policiais que resultaram, inclusive, em processo de cassação de deputado”, destacou.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022