Pesquisar
30 HORAS

Cuidadores pedem apoio da ALE-RR em diálogo com município para reduzir jornada de trabalho

Assembleia Legislativa se comprometeu a discutir demandas sobre situação de servidores
Foto: Jader Souza

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), e a deputada Catarina Guerra (União) receberam nesta quinta-feira (24) representantes do movimento grevista de cuidadores municipais. Eles pedem apoio político nas negociações com a Prefeitura de Boa Vista e vereadores da Capital.

Os servidores declararam greve em 8 de março e pedem a redução da carga horária de 40 para 30 horas. No total, 460 cuidadores escolares fazem parte do quadro da educação municipal. Soldado Sampaio destacou que, embora o assunto seja de competência do Município, reconhece que a pauta dos cuidadores é justa e se comprometeu a dialogar com o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (SD), e reforçar a demanda com o prefeito Arthur Henrique (MDB).

“Estou pronto para ajudar no que estiver ao meu alcance, pois toda a luta vale a pena. Terei uma conversa com Genilson Costa e com outros vereadores a que tenho acesso”, disse Sampaio. Além disso, o presidente do Poder Legislativo estadual garantiu repercutir o assunto na Casa.

A presidente do Sintram (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Municipais), Sueli Cardozo, também pediu apoio do Legislativo nas negociações para o fim da greve e apresentou alguns pontos principais para que a categoria não seja penalizada, entre eles o desconto das faltas e o corte da gratificação dos participantes do movimento, o encaminhamento do projeto de lei para a redução da carga horária e o pedido para não retorno integral das Casas-Mãe.

“A maioria das nossas grevistas são mulheres com menos de 35 anos, jovens, mães de família, que tem medo de receber o mínimo e ainda sem a gratificação de R$ 300”, explicou Sueli. A sindicalista reforçou que a redução da carga horária vai garantir qualidade de vida às servidoras e melhorar os serviços prestados à população.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Jader Souza
SupCom ALERR – 24.03.2022

Leia também:

Comissão aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade

Postado em 15 de julho de 2025

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

Postado em 15 de julho de 2025

Instituições fortalecem intercâmbio de negócios em evento multinacional em Roraima

Postado em 15 de julho de 2025