PLANTAS ORNAMENTAIS

Comércio aposta no crescimento do setor e se prepara para o Dia das Mães

Procon Assembleia intensifica fiscalização no período e dá dicas para não ter dor de cabeça na hora da compra
Foto: Marley Lima

Compartilhe:

Por Marilena Freitas

A primeira data mais importante para o comércio, o Dia das Mães, celebrado neste domingo (8), está se aproximando, e com ela as novidades do mercado. Um dos segmentos que tem crescido em Boa Vista é o de comercialização de plantas ornamentais, que neste período é bem procurado.

Quem trabalha com viveiro, já providenciou pedidos de flores e plantas para atender à demanda da população, que, muitas vezes, segundo contou Lara Reck, proprietária da Viveiro Lara Flores, deixa para comprar o presente na última hora.

“A maior procura é em cima da hora, no dia principalmente. Às vezes, à noite, tem gente correndo atrás. Então, nossa expectativa é muito boa porque o Dia das Mães, de todas as épocas, é a melhor. Flores são sempre um ótimo presente”, disse.

Lara disse que o viveiro dispõe de produtos para todos os gostos e bolsos. Há mudas de plantas a partir de R$ 5. “Quem gosta de plantas, não liga se estão ou não com flor. Tem gente que não gosta de flores, e prefere as folhagens. Aqui nós temos todos os tipos”, afirmou.

É muito raro alguém comprar uma planta e logo depois querer trocar porque não gostou, mas Lara conta que isso já aconteceu. “Se a pessoa comprar e horas depois ligar dizendo que queria trocar porque preferia outro tipo de planta, a gente troca. A gente troca sem problema se for recente, mas se passar muito tempo, não tem como”, explicou.

DIREITOS E DEVERES

A diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, lembrou que nas compras feitas presencialmente o lojista não é obrigado a trocar o produto se não tiver defeito. O direito ao arrependimento só vale para os produtos comprados pela internet.

“Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, seja por delivery, catálogo, internet, a pessoa tem o direito de desistência da compra em um prazo de sete dias, manifestada na entrega do produto ou na finalização do contrato. Inclusive, o consumidor não precisa informar o porquê da desistência da compra”, explicou.

Entre as dicas do Procon Assembleia para o consumidor, está a de pedir a nota fiscal do produto, verificar a política de troca da loja e ficar atento às promoções. “É importante ter uma atenção maior porque as ofertas vêm de determinadas formas que levam o consumidor a erro, para isso vamos fazer visitas a estabelecimentos nesta semana do Dia das Mães”, disse a diretora.

DE MÃE PARA FILHA

“A partir desta quinta-feira [5], quem quiser adiantar o presente da mãe, já pode nos procurar. Vão chegar várias flores, orquídeas, rosas, de todos os tamanhos, cores e valores”, anunciou Lara, que cresceu no ramo de floricultura.

A mãe dela, Keith Reck, montou o viveiro logo após o nascimento de Lara, pois ficou desempregada. Ela e o marido viram no ramo uma oportunidade para ganhar dinheiro para o sustento da família, e ao mesmo tempo ter participação ativa na criação dos três filhos.

Olhando o passado, Keith não se arrepende da decisão que tomou. “Depois que comecei a ganhar o pão de cada dia com a venda de plantas, não enriqueci, mas o prazer de estar em contato com a natureza, de ver e ouvir os pássaros nas flores, e de aproveitar e ver minhas filhas crescendo, foi muito importante”, analisou.

A vida continuou corrida porque ela aprimorou conhecimento e investiu em jardinagem, mas garante que é outra realidade porque não fica presa a uma relação de trabalho padronizada pelas leis trabalhistas.

“Se eu estivesse dentro de um escritório, não teria essa liberdade de ir e vir no dia a dia, de participar de várias atividades que me trazem qualidade de vida, de assistir à minha missa às 11h30 da manhã”, ressaltou.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022