NORTE DE RORAIMA

Centro de Apoio aos Municípios conclui visitas técnicas às prefeituras e câmaras

Alto Alegre, Amajari e Pacaraima recebem equipe do CAM nos dias 11, 12 e 13 de maio
Foto: Eduardo Andrade
Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores de Iracema, em fevereiro de 2022

Compartilhe:

Por Suzanne Oliveira

O CAM (Centro de Apoio aos Municípios), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), faz visitas técnicas às prefeituras e câmaras de Alto Alegre, Amajari e Pacaraima, na região Norte de Roraima, nesta quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13).

Durante as visitas, que fazem parte de uma programação iniciada em novembro de 2021 que não puderam ser concluídas, são feitos diagnósticos e apresentadas as necessidades de cada município.

“No geral, eles precisam de ajuda com tramitação processual, lei de licitações, prestação de contas, planejamento do orçamento. Então, nós passamos a dar essa assessoria. Como entregamos o Plano Diretor, muitos deles precisam de ajuda na alteração de partes desse documento”, explicou a diretora do CAM, Alessandra Rios.

Ela acrescenta que, a partir do momento em que os projetos de lei dentro do Plano Diretor são aprovados, os municípios podem colocá-los em prática. Ainda de acordo com Alessandra, o centro assessora os municípios na realização de audiências públicas.

“Os moradores pontuam as dificuldades que eles têm e a gente começa a fazer a alteração. Então, a audiência pública é fundamental para o município, justamente para demonstrar a necessidade de mudar ou acrescer algo que não estava no Plano Diretor”, comentou.

O CAM é um órgão vinculado à Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR e presidido pela deputada Aurelina Medeiros (PP). Além do assessoramento técnico e legislativo, a unidade também auxilia os municípios com treinamento e preparação de pessoal por meio de cursos de qualificação com o apoio da Escolegis (Escola do Legislativo), faz análise e diagnósticos dos setores da saúde, educação, infraestrutura, turismo, saneamento e meio ambiente.

“Conforme os municípios buscam o CAM, a gente vai desenvolvendo o trabalho com eles”, complementou a diretora.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022