Pesquisar

AO VIVO ALE-RR transmite evento do MPC/RR sobre proteção dos povos originários e preservação ambiental | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa (ALE-RR) vai estar à frente da transmissão ao vivo do III Congresso MPC/RR – “Os Desafios para a Preservação da Amazônia”. O evento, que ocorre na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), é promovido pelo Ministério Público de Contas (MPC/RR) com foco nos direitos humanos e dos povos originários.

Transmissão da ALE-RR vai possibilitar maior participação nos debates do evento – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

A transmissão será feita pela TV Assembleia, por meio do canal aberto 57.3, bem como pelo canal da Casa Legislativa no YouTube (@assembleiarr). Para a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes, essa é uma oportunidade de expandir as discussões do evento.

Sonia Lucia Nunes, superintendente da Comunicação da ALE-RR: ‘Transmissão democratiza acesso, alcançando pessoas em Roraima, no Brasil e no mundo’ – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Casa Legislativa, por meio da TV Assembleia, transmite ao vivo os debates do congresso. É um evento essencial, especialmente em nosso Estado, onde temas como conflitos indígenas e garimpo ilegal são tão presentes. A transmissão democratiza o acesso, alcançando pessoas em Roraima, no Brasil e no mundo, ampliando a reflexão sobre os direitos humanos e os povos originários”, destacou a superintendente.

O evento

O congresso trará um time diversificado de especialistas, lideranças indígenas, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com o intuito de proporcionar diálogos sobre a proteção da população indígena, as políticas públicas na região de fronteira e os desafios ambientais.

A programação do evento inclui a presença do líder indígena Yanomami Davi Kopenawa; a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana; os jornalistas de renome nacional Caco Barcellos e Roberto Cabrini; e o vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio.

Além de painéis e mesas-redondas, o evento terá oficina de comunicação voltada para jornalistas e acadêmicos da área com o repórter Daniel Camargos, celebrações artísticas, promoções de cultura e artesanato e entrega de honrarias.

Em entrevista ao programa “Parlamento de Ponta a Ponta”, da Rádio Assembleia (FM 98,3), o procurador-geral do MPC/RR, Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, destacou que o evento vai aprofundar temáticas relevantes da Região Amazônica.

Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, procurador-geral do MPC/RR, tratou sobre transversalidade dos temas que serão tratados no evento – Nonato Souza/SupCom-ALE-RR

O congresso segue uma temática central, que é povos originários e direitos humanos. Este ano, vamos abordar temas bem amplos e transversais, como a preservação da Amazônia para os próximos anos. Teremos palestrantes renomados e um evento que une discussões sobre minorias e povos originários com uma visão integrada, conectando diferentes perspectivas e desafios”, informou o procurador.

A poetisa e ativista social Énia Lipanga está na segunda visita ao Brasil e, pela primeira vez, participa do congresso. Natural de Moçambique, ela vai ministrar um painel educacional de minorias, que aborda a diversidade cultural e os desafios enfrentados por mulheres moçambicanas.

Énia Lipanga é moçambicana e participará de painel sobre minorias – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Percebo que muita gente ainda não conhece Moçambique, apesar de sermos dois países irmãos que compartilham o mesmo idioma. Na minha palestra, vou falar sobre meu ativismo social em defesa dos direitos das mulheres, abordando questões como violência, empoderamento feminino e educação igualitária. Também vou mostrar como uso minha escrita como ferramenta para reivindicar esses direitos”, disse a poetisa.

Programação

21/11/2024 (quinta-feira)

18h30 – Abertura oficial: cerimônia de boas-vindas e introdução ao tema do congresso

19h – Composição de Mesa

19h30 – 20h30 – “O Papel dos Tribunais de Contas na Defesa das Minorias” – Palestrante: Sebastião Helvécio (vice-presidente do Instituto Rui Barbosa)

22/11/2024 (sexta-feira)

8h-9h – Credenciamento

9h10 – 10h – “Educação de Minorias – A Educação como Instrumento de Mudança Social” e “A Liberdade Feminina em Poesias” – Palestrantes: 1º tema – João Bandeira de Mello (presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON); 2º tema – Énia Lipanga (ativista); Ana Flávia Brasil (mediadora)

9h – 11h – Oficina de Comunicação: “Como investigar conflitos em áreas indígenas e como investigar ruralistas” (acadêmicos de Jornalismo e profissionais da área) – Palestrante: Daniel Camargos (Repórter Brasil)

10h05 – 10h30 – “Marco Temporal e os Direitos Originários de Demarcação de Terras Indígenas” – Palestrante: Junior Hekurari (presidente da Associação Hutukara) e Herick Feijó (mediador)

10h40 – 11h30 – “Políticas Públicas e Direitos Humanos” – Palestrantes: Rui Marcelo (procurador MPC/AM) e Durval Ângelo (conselheiro TCE/MG)

11h35 – 12h35 – “Jornalismo Investigativo na Amazônia” – Palestrante: Roberto Cabrini (jornalista da Rede Record) e Valéria Oliveira (G1 Roraima – mediadora)

12h30 – 13h30 – Intervalo de almoço

13h30 – 14h – Credenciamento

14h – Abertura 2ª parte – III Congresso MPC/RR

14h10 – 15h10 – “Diálogo e Cooperação: Parcerias das Comunidades Indígenas e Órgãos Governamentais” – Palestrante: Joênia Wapichana (presidente da Funai)

15h20 – 16h20 – “Comunicação na Amazônia” – Palestrante: Caco Barcellos (jornalista da Rede Globo de Comunicação) e Shirley Rodrigues (Folha de Boa Vista – mediadora)

16h30 – 17h30 – “Antropologia e Direitos Humanos” – Palestrante: Márcio Rosa (promotor do Ministério Público Estadual)

17h40 – 18h30 – “A Exploração do Território Yanomami e a Luta pela Sobrevivência” – Davi Kopenawa (líder indígena Yanomami)

18h30 – Encerramento

19h – Entrega Medalha Cruviana de Honra ao Mérito e Gestão Fiscal

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza, Nonato Souza e Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Após nove anos, EBC reabre instâncias de participação social

Postado em 13 de junho de 2025

DAIMAR PAHOLA CASTILLO

Postado em 13 de junho de 2025

COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados

Postado em 12 de junho de 2025