CANAL DA CIDADANIA

TV Assembleia comemora sete anos com expansão da grade de programação

Canal 57.3 transmite na íntegra os atos do Poder Legislativo, além de levar cidadania e entretenimento de qualidade aos roraimenses
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A TV Assembleia, canal 57.3, completa sete anos neste domingo (7) em franca expansão para levar cidadania e entretenimento aos roraimenses. Hoje em dia, quem sintoniza na emissora ou Facebook e YouTube (@assembleiarr), além de acompanhar na íntegra os atos do Poder Legislativo – sessões plenárias, reuniões de comissão, audiências públicas –, recebe uma programação diversificada – jornalismo, esporte, documentário, entrevista, debates, filmes etc.

“Por meio da TV Assembleia, todas as matérias, sessões, projetos de lei que ficam acessíveis em tempo real. Diante da sua importância para o Poder Legislativo e para o roraimense, não podemos ficar sem a TV, pois ela não só leva a todos as notícias do Parlamento, mas também faz a cobertura de eventos artísticos, esportivos, documentários, de peças”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos).

Ao comemorar mais um ano do relacionamento direto do canal com o cidadão, Sampaio também salienta a necessidade de expansão do sinal. “Nós temos um canal aberto, disponível, e o nosso sonho é levar o quanto antes a TV aos municípios do interior do Estado. Quero registrar, em nome dos deputados e da Mesa Diretora, nossas felicitações a todos os homens e mulheres que trabalham na TV. A todos eles, o nosso muito obrigado”, concluiu.

Compromisso com o cidadão

A criação das emissoras do poder público foi possível por meio dos Canais de Utilização Gratuita da chamada Lei de Cabos – Lei nº 8.977 de 1995. Porém, foi somente duas décadas após os primeiros canais legislativos entrarem no ar – Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), TV Senado, TV Câmara dos Deputados, respectivamente de alcance estadual e nacional –, que o canal roraimense estreou em 7 de agosto de 2015.

Sônia Lúcia Nunes Pinto, jornalista efetiva e atual superintendente de Comunicação da Casa Legislativa, trabalhou no veículo desde o início. Ela lembra que a Lei de Cabos obrigou as operadoras de TV por assinatura a transmitir o sinal de interesse público e o dever normativo de dar publicidade e transparência às atividades legislativas está na origem da TV Assembleia.

“A TV entrou no ar com uma missão muito clara que era transmitir e obedecer à Lei de Cabos, que é uma forma do cidadão acompanhar as decisões que acontecem no Parlamento”, explicou.

Ao longo do tempo, o departamento jornalístico foi estruturado para colocar no ar, além do “Sessão Ao Vivo” – o programa que explica numa linguagem acessível a complexidade do rito legislativo e transmite na íntegra, ao vivo, as sessões plenárias -, o jornal eletrônico diário “Assembleia Informa”, que, de segunda a sexta-feira, das 18h às 18h30, repercute as ações do Poder e os fatos do cotidiano regionais.

Fazem parte da grade programas curtos como o “Parlamento em 1 Minuto”, “Boletim Assembleia” e “Três Minutos com o Deputado”, e o “Resumo da Semana”, com duração de 60 minutos, que exibe aos sábados e domingos as principais notícias veiculadas durante a semana.

De acordo com a superintendente, uma cobertura parlamentar ostensiva permite ao cidadão verificar se o mandato do deputado no qual ele votou correspondeu a seus interesses. Isso colabora para uma maior consciência do poder de escolha e, consequentemente, a ampliação desse tipo de cobertura promove a cidadania.

“As transmissões são feitas na íntegra, sem cortes, então é muito claro e transparente que o eleitor pode saber quem é o parlamentar que ele elegeu, se realmente está trabalhando, pois, as decisões políticas do Estado, querendo ou não, passam pelo Parlamento, que aprova as leis”, afirmou.

Diversidade

Além de cobrir o Parlamento, a renovação da programação da TV Assembleia mostra a cultura e turismo regional no “Portal Cultural”. É no espaço e na exibição de curtas, filmes e documentários, inclusive, originais, que o canal mostra a paisagem do lavrado e a cara do roraimense e roraimado para o mundo.

O pioneirismo na transmissão dos jogos de futebol do campeonato roraimense e amador, com a transmissão ao vivo do “Roraimão” e do “Peladão”, tornou a TV a nova casa do esporte regional. Com o segmento em alta, o canal estreou o programa “Memórias do Esporte”, em julho de 2021.

Outro sucesso de audiência tem sido a transmissão de eventos culturais, como o “Arraiá du Puliça”, promovido pelo Governo do Estado por meio da Polícia Militar de Roraima (PMRR) em parceria com a Assembleia Legislativa, a Parada LBGTQIA+ de 2021 e a abertura oficial da Etapa Regional Final da 49ª edição dos Jogos Escolares de Roraima (JERs).

Camila Dall’Agnol, diretora da TV Assembleia, esclarece que a procura pela cobertura dos eventos reverbera e dá visibilidade às demandas da população. “Atender às instituições que nos procuram querendo o trabalho da TV é muito positivo pra gente, significa que o que fazemos está chegando à casa das pessoas com qualidade, que elas estão gostando do que promovemos”, disse.

Credibilidade

Atualmente, os profissionais da emissora do Legislativo se revezam para preencher 24 horas de programação. Entre eles, Rondinele Esbell, repórter cinematográfico. Com 25 anos de profissão, dos quais 13 vividos, ou melhor, filmados, a serviço da Assembleia Legislativa, ele fala orgulhoso da evolução do canal: dos programas gravados num estúdio improvisado até às grandes reportagens.

“Quando eu cheguei aqui, nós gravávamos todas as sessões e arquivávamos. A gente até tinha um programa gravado e distribuía para quem solicitava, mas as sessões mesmo eram só para registro. Então, eu vi a TV sair do papel de fato, o que existia antes era só uma parede, uma câmera e o apresentador, mas o estúdio de verdade não existia. Nunca vou esquecer a viagem que fiz para Malta para acompanhar os alunos que faziam o curso de inglês na Escolegis [Escola do Legislativo] e nem das reportagens que fizemos sobre a migração e o conflito na fronteira. A gente acompanhou tudo de perto”, relatou.

Quem assiste Juliana Dama apresentando com desenvoltura o programa de entrevistas “Em Pauta”, nem imagina que até dois meses atrás ela não tinha experiência na frente das câmeras. Para ela, inicialmente contratada para a função de repórter do impresso, o desafio inesperado tem sido superado graças à expertise da equipe.

“Nem esperava fazer televisão. Não era algo que eu almejava. Claro que cada programa é um desafio e o começo é sempre mais difícil. Eu me preparo bastante, sempre faço as perguntas com base naquilo que provavelmente o telespectador gostaria de saber, mas ter o apoio da equipe técnica faz muita diferença. Essa paciência da equipe para explicar até a própria forma de olhar para a câmera foi fundamental”, afirmou.

O compromisso com o interesse público de recém-chegados, como Dama, e da velha guarda, como Esbell, refletem na credibilidade do produto que chega aos televisores, tablets e smartphones. “Quando a TV começou, ela não era tão assistida, mas hoje já é muito. Então é comum as pessoas comentarem sobre nosso trabalho, parabenizarem a gente na rua”, comemorou Esbell.

Confira a programação do Canal 57.3:

Sessão ao Vivo – Aborda assuntos que fazem parte da ordem do dia das sessões plenárias, analisando os principais fatos políticos locais e transmitindo na íntegra, ao vivo, as sessões plenárias;

Assembleia Informa – É um jornal eletrônico que mostra aos telespectadores tudo o que acontece dentro da Assembleia Legislativa. Além de exibir reportagens sobre fatos do cotidiano roraimense;

Em Pauta – Exibido de segunda a sexta-feira, o espaço aborda os principais assuntos que estão em discussão na sociedade, sempre com a presença de um especialista para esclarecer o tema proposto;

Parlamento em 1 Minuto – Apresenta os destaques do Parlamento diariamente e ao longo da semana, em benefício da população roraimense;

Boletim Assembleia – Um programa com linguagem simples e dinâmica, com duração média de quatro minutos, que destaca as ações do Poder Legislativo;

Três Minutos com o Deputado – Com inserções diárias ao longo da programação, o objetivo é mostrar, em três minutos, um resumo das ações dos deputados na Assembleia Legislativa;

Resumo da Semana – Com duração de 60 minutos, o programa é exibido aos sábados e aos domingos, com destaque para as principais notícias que estiverem presentes em nossos telejornais durante a semana;

Portal Cultural – Espaço dedicado para a divulgação de reportagens do cenário cultural roraimense em todas as suas vertentes. Também apresenta temas de relevância nacional e internacional;

Memórias do Esporte – É o mais novo produto da Casa, que vai ao ar toda segunda-feira, trazendo e comentando as histórias e conquistas de grandes personagens do esporte roraimense;

Documentários – Exibidos diariamente, o objetivo é divulgar as produções locais que abordam temas relevantes e atuais de forma mais detalhada e aprofundada.

Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Jader Souza/ Marley Lima/ Nonato Sousa / Tiago Orihuela
SupCom ALE-RR
07.08.2022

Leia também:

ANIVERSÁRIO MUNICIPAL TV Assembleia aborda aspecto religioso em reportagem especial sobre os 69 anos de Caracaraí | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

100 VAGAS Inscrições para cursos presenciais de Informática na Escolegis iniciam na próxima semana | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

Em Cannes, MinC celebra presença do audiovisual brasileiro no exterior — Agência Gov

Postado em 27 de maio de 2024

Governo vai abrir edital para que municípios recebam equipamentos de TV digital – Notícias

Postado em 27 de maio de 2024