Pesquisar

Terceiro dia do Expo Brasil Paralímpico traz mesa-redonda com atletas para debater os cenários do paradesporto — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Ádria Santos e Jovane Guissone participaram de mesa-redonda no II Congresso Brasileiro de Pedagogia do Paradesporto

O terceiro dia do Expo Brasil Paralímpico, realizado nesta sexta-feira (22), evento que segue até sábado (23) em paralelo ao VII Congresso Paradesportivo Internacional e ao II Congresso Brasileiro de Pedagogia do Paradesporto, promovido pela Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), trouxe ao palco atletas paralímpicos de alto rendimento para debater vivências e experiências no mundo esportivo.

A mesa-redonda intitulada “Cenários de Intervenção do Paradesporto”, mediada pela coordenadora-geral de Programas e Projetos Paradesportivos do Ministério do Esporte, Vânia Tie, e pela atleta paralímpica Ádria Santos — maior medalhista paralímpica brasileira, com 13 conquistas — abordou as vivências no paradesporto sob as perspectivas de gestão e atuação como atleta.

WhatsApp Image 2024-11-22 at 19.48.52.jpeg
Ádria Santos, maior medalhista paralímpica brasileira esteve no evento. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

“Estou muito feliz de estar aqui neste evento grandioso, onde as pessoas têm a oportunidade de conhecer e vivenciar todas as modalidades paralímpicas. Com certeza, todas as pessoas que vierem aqui serão mensageiras do esporte. Podem ter certeza de que os brasileiros continuarão brilhando”, afirmou Ádria, que é bolsista na categoria Pódio.

Para Vânia Tie, o esporte é uma ferramenta essencial de inclusão. “O esporte é um direito de todos, e a Secretaria tem trabalhado para que ele chegue a todas as pessoas com deficiência. Nossa função é democratizar o acesso ao paradesporto e consolidá-lo como política pública essencial, com valores de inclusão, diversidade e equidade”, destacou.

O atleta paralímpico de esgrima Jovane Guissone, também bolsista na categoria Pódio, participou do bate-papo com a Confederação Brasileira de Esgrima, comentando sobre sua trajetória nos Jogos Paralímpicos. “O esporte transformou minha vida e minha saúde, e sempre agradeço ao Ministério do Esporte pela qualidade de vida que tenho hoje. Agora, consigo ajustar meus treinos e alcançar uma boa preparação”, declarou.

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Polícia Civil deflagra operação “combo criminoso” para combater fraudes cibernéticas em Boa Vista

Postado em 22 de junho de 2025

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

Postado em 22 de junho de 2025

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

Postado em 22 de junho de 2025