Pesquisar
REESTRUTURAÇÃO

Soldado Sampaio cria comissão especial para discutir piso salarial de profissionais da educação

Há oito anos, eles esperam pela criação do PCCR; ALE-RR garante dar celeridade à aprovação da matéria
Foto: Nonato Sousa / Tiago Orihuela / Jader Souza

Compartilhe:

Por Kátia Bezerra

Antes do encerramento da sessão plenária desta terça-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (PCdoB), anunciou a criação de uma comissão especial para discutir a Mensagem Governamental nº 09/2022, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos trabalhadores da Educação Básica do Estado.

A comissão será composta pelos deputados Evangelista Siqueira (PT), Lenir Rodrigues (Cidadania), o líder do governo, Coronel Chagas (PRTB), Angela Águida Portella (PP), Jorge Everton (sem partido), Catarina Guerra (SD) e Betânia Almeida (PV).

Soldado Sampaio assegurou que a Casa dará celeridade às discussões. “Temos urgência na aprovação dessa matéria e vamos agilizar a votação dessa proposta tão importante para os profissionais da educação”, afirmou.

Houve um entendimento entre os deputados, durante a sessão, em nomear o deputado Evangelista Siqueira para relatar a matéria. O parlamentar é professor e presidente da Comissão de Educação, Desportos e Lazer da ALE-RR e transita com facilidade nesse segmento. Para ele, a proposta vai atender a uma demanda antiga dos profissionais da educação, que aguardam há oito anos pela valorização da categoria.

“Esse projeto passa a ser uma prioridade nesta Casa e, desde já, vamos convocar a categoria para fazer parte dessa comissão a fim de que possamos ouvi-la. Os profissionais ficarão inteirados de todo o projeto e discussões. Amanhã mesmo, vamos nos sentar com esses trabalhadores para discutir a matéria, para que tão logo esteja apta para votação. São longos oito anos de espera e isso significa garantia aos profissionais da educação”, assegurou.

Conforme a matéria, será criado o Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) para avaliar os graus de eficiência e eficácia na prestação do serviço público por parte do servidor e o desenvolvimento funcional, com o objetivo de fomentar o melhor desempenho na execução das atribuições do cargo público, incentivando a qualificação profissional e aprimoramento das técnicas e formas do exercício de suas competências.

A proposta também prevê as projeções de melhoria salarial e o adicional de interiorização, criado com o intuito de melhor remunerar os servidores deslocados para o interior do Estado.

Texto: Kátia Bezerra
Foto: Nonato Sousa / Tiago Orihuela / Jader Souza
SupCom ALE-RR
22.02.2022

Leia também:

Ministra da Cultura nega irregularidade em contratações para shows durante o Carnaval

Postado em 30 de abril de 2025

Lupi diz que sempre foi contra descontos em benefícios previdenciários

Postado em 30 de abril de 2025

Polícia Civil prende corretor de imóveis suspeito de aplicar diversos golpes em Roraima

Postado em 30 de abril de 2025