Pesquisar

SOCIAL Procon Assembleia e CHAME prestam atendimentos na 4ª edição da Defensoria Solidária | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A população teve a oportunidade de dirimir dúvidas sobre diversos serviços jurídicos – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

O Procon Assembleia e o CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Secretaria Especial da Mulher (SEM), ambos da Assembleia Legislativa de Roraima, participaram neste sábado (8) da 4ª edição da Defensoria Solidária, evento promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) por ocasião das comemorações do “Maio Verde”, mês em que a instituição celebrou o 24º aniversário.

O evento ocorreu no Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves, no bairro com mesmo nome, localizado na zona Oeste de Boa Vista, com a finalidade em levar serviços jurídicos gratuitos à população boa-vistense nas áreas de família, criminal, conciliação e mediação, atendimentos de saúde e emissão de documentos, cuidados pessoais e lazer.

Cleberson de Sarmento de Souza Sarmento: “Eu já usei o Procon uma vez e funciona mesmo” – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

Cleberson Sarmento, 46 anos, saiu do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, em busca de atendimento oftalmológico e também aproveitou para conhecer mais sobre o Procon Assembleia. “É importante receber esse tipo de informação para tirar suas dúvidas na hora de fazer uma compra para poder reivindicar os direitos que a gente tem. Eu já usei o Procon uma vez e funciona mesmo. Se você tiver alguma dúvida, procure o Procon”, aconselha o técnico agrícola.

O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, avaliou a Defensoria Solidária como uma boa iniciativa na oferta de serviços para a população.

 

 

 

 

Diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho: “A gente fica muito feliz em participar dessas ações porque atinge muitas pessoas” – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“A gente fica muito feliz em participar dessas ações porque atinge muitas pessoas e temos a oportunidade de falar mais sobre os serviços oferecidos pelo Procon Assembleia, tanto na distribuição de panfleto quanto no pré-atendimento”, disse Carvalho.

 

 

 

 

 

O Serviço de Defesa do Consumidor está localizado na avenida Ataíde Teive, nº 3510, no bairro Buritis, e funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta, sem intervalo para o almoço. O atendimento também é feito pelo WhatsApp no número (95) 98401-9465 e pelo site da Assembleia Legislativa no link do Procon. “A pessoa faz um cadastro, envia a demanda e nós respondemos. Tem muitas formas do consumidor chegar até o Procon”, lembrou o diretor.

Ao reencontrar a equipe do CHAME, a dona de casa Roziene Queiroz ficou emocionada porque há três anos procurou a instituição que a acolheu e a fez entender que a vida dela é importante. Com depressão depois de uma traição do marido e de ser vítima de violência psicológica, ela pensou em tirar a própria vida, mas recuou depois de ser acolhida pela psicóloga do CHAME.

“A psicóloga me atendeu bem, [todos] me deram atenção, me acolheram, e passei mais de um mês fazendo tratamento psicológico no CHAME, o que me auxiliou a ver que a minha vida tinha sentido e que gente precisa se amar para ser feliz, se sentir importante para si mesmo e não para os outros”, contou a dona de casa.

Ao receber o panfleto e as orientações da equipe do CHAME, Elisete Galvão de 48 anos ficou pensativa. Ela não conhecia o Centro e foi para ação em busca de atendimento em Saúde Mental.

Elisete Galvão Araújo: “Eu tenho problema de depressão e ansiedade porque passei por muita violência doméstica” – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Eu tenho problemas de depressão e ansiedade porque também passei por muita violência doméstica. Meu marido chegava bêbado e me espancava muito, e meus filhos pequenos ficavam desesperados”, lembrou.

 

 

 

 

 

“Não denunciava porque não tinha coragem, mas quando ele me ‘furou’ de faca, denunciei e foi preso. Mas se acontecer comigo de novo, eu procuro o CHAME”, disse, determinada, Elisete.

 

 

 

A distribuição de material informativo em ações como esta, disse a servidora da SEM, Rayssa Fialho, é uma forma de orientar sobre os serviços ofertados pela instituição, de conhecer histórias e reencontrar quem já foi acolhida pelo CHAME.

 

 

Rayssa Fialho, servidora da Secretaria Especial da Mulher: “Atendemos e orientamos mulheres que sofrem violências domésticas e as incentivamos a denunciar” – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Mostramos que o CHAME tem atendimento multidisciplinar com acompanhamento jurídico, psicológico e assistente social. Conhecemos hoje uma história muito emocionante, de uma pessoa que pensou em suicidar e que o acompanhamento do CHAME mudou a vida dela. Foi gratificante”, comentou.

Em Boa Vista, o CHAME funciona na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Na região Sul do Estado, em Rorainópolis, a instituição está localizada na avenida Dr. Yandara, nº 3058, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h. De modo virtual, os atendimentos ocorrem pelo ZapChame no número (95) 98402-0502, disponível 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Conforme o subdefensor Público-Geral Natanael Ferreira, a ação Defensoria Solidária se supera a cada ano e isso, acrescentou, é resultado do comprometimento das instituições parceiras.

Subdefensor Público-Geral, Natanael Ferreira: “Graças às parcerias conseguimos juntar em um só lugar, em único momento, vários serviços que a sociedade e os nossos assistidos têm demandado” – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“A parceria com a Assembleia Legislativa trazendo o Procon e o CHAME é de fundamental importância porque mostra à população os direitos previstos em lei. Sem esses parceiros a Defensoria não teria condições de realizar esse evento”, ressaltou Ferreira ao acrescentar que a ação atende as demandas apresentadas pela população e, principalmente, dos assistidos pela DPE.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Agricultores aprendem a fazer pães e pizzas à base da farinha de batata doce produzida na região | ASN Roraima

Postado em 22 de julho de 2024

A Voz do Brasil chega aos 89 anos — Agência Gov

Postado em 22 de julho de 2024

Empreendedores aprendem sobre inteligência emocional e alta performance em seminário de neurociência | ASN Roraima

Postado em 22 de julho de 2024

Lei institui 17 de setembro como Dia de Conscientização sobre Distrofia Muscular – Notícias

Postado em 22 de julho de 2024