No último dia 4, terça-feira, o campus Boa Vista da Universidade Estadual de Roraima (UERR) tornou-se um polo de inovação e empreendedorismo com a realização da II Feira de Empreendedorismo da UERR. O evento, promovido pela UERR em parceria com o Sebrae, destacou-se como um importante ponto de encontro para estudantes e empreendedores locais, reforçando a importância da cultura empreendedora.
O diferencial desta edição da feira foi a inclusão da comunidade local na comercialização de produtos, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. A coordenadora da feira, Itajay Soares, professora do curso de Ciências Contábeis, destacou a importância do evento para a disseminação da cultura empreendedora.
A feira visa proporcionar aos estudantes um ambiente propício para a interação com diversos públicos, promovendo o empreendedorismo e catalisando o desenvolvimento local. afirmou.
Os alunos do curso de Ciências Contábeis, aplicando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Empreendedorismo, Contabilidade Geral I e Contabilidade Tributária, criaram seis empresas fictícias, que foram expostas e comercializadas durante a feira.
Com a presença de aproximadamente 300 visitantes, a feira foi um sucesso absoluto. O Sebrae, grande parceiro do evento, não apenas forneceu apoio estrutural, mas também esteve presente com a visita de Emerson Baú, superintendente do Sebrae Roraima.
Empreender envolve riscos, e é admirável ver pessoas saindo de sua zona de conforto em busca de seus objetivos. Parabéns, parabéns aos professores que estão à frente desse projeto, mas principalmente aos alunos e empreendedores que aceitaram o desafio e estão aqui conosco hoje. afirmou.
Talison Silva, coordenador da educação empreendedora do Sebrae, conversou com os empreendedores, explicando as vantagens da formalização e o apoio que o Sebrae pode oferecer. “O objetivo da feira é trazer o ecossistema empreendedor da universidade e envolver os alunos na prática de comercialização de produtos. Foi uma oportunidade de troca de boas práticas e aprendizado.” Explicou.
A feira também foi marcada pelos depoimentos de empreendedores participantes, como Clênia Alves, do ramo de presentes, cosméticos e acessórios, que elogiou a experiência:
Foi minha primeira vez numa feira e foi maravilhosa. Conheci várias pessoas e ganhei seguidores. A feira me permitiu alcançar um público maior.
Elessandra Souza, empreendedora de bolos e doces caseiros, também compartilhou sua satisfação:
A experiência na feira foi ótima. Descobri um mundo de possibilidades com o Sebrae e adorei a organização e planejamento do evento.
O coordenador Talison Silva finalizou com entusiasmo: “Vamos fazer algo ainda mais assertivo e capacitativo no próximo ano, para continuar desenvolvendo as competências empreendedoras dos alunos e preparando-os para o mercado de trabalho”.
A II Feira de Empreendedorismo da UERR marcou a promoção da cultura empreendedora em Roraima, unindo teoria e prática e criando um ambiente de inovação e oportunidade para todos os presentes.
Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!