Senado comemora os 130 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville — Senado Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


A comemoração dos 130 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (SC), tema de sessão especial do Senado nesta segunda-feira (4), foi marcada pela defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 218/2019) que autoriza o convênio com sociedades civis para a criação de corpos de bombeiros municipais. Os participantes da homenagem chamaram atenção para a tradição e a eficiência da corporação joinvilense — primeira do gênero no Brasil — e seu elevado prestígio na sociedade.

— A capacidade de mobilização desses recursos é igualmente impressionante. Em até sete minutos, os bombeiros voluntários chegam a qualquer ponto do município, marca que coloca a corporação catarinense entre as mais ágeis e, por isso, eficazes do país — lembrou o senador Esperidião Amin (PP-SC), que presidiu a sessão e é autor do requerimento de homenagem (RQS 2197/2021).

Amin acrescentou que o surgimento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, em 13 de julho de 1892, foi uma resposta das forças locais autônomas, que não podiam contar com o poder público no enfrentamento aos incêndios. Ele citou o elevado número de pessoas dispostas a “doar algumas horas do seu tempo para cumprir um compromisso com a comunidade” e considerou justas as reivindicações dos bombeiros voluntários ao Congresso Nacional.

Atualmente tramitando na Câmara dos Deputados, a PEC 218/2019 autoriza a instituição de corporações municipais, por meio de convênios com bombeiros voluntários, para atividades que incluem defesa civil, combate a incêndios e busca e salvamento de pessoas. A deputada Angela Amin (PP-SC), autora da PEC, afirmou que é preciso “dirimir as inseguranças jurídicas” em torno da atuação dessas corporações, e lembrou que o modelo voluntário é adotado em países como Japão, Estados Unidos, Itália e Chile.

Os Bombeiros Voluntários são um órgão vital para a sociedade joinvilense no atendimento às urgências e emergências e têm padrões de tempo de resposta comparáveis às melhores corporações da Europa — disse a deputada.

O prefeito de Joinville, Adriano Silva — que também é bombeiro voluntário — defendeu a PEC como meio de reconhecimento legítimo à “instituição mais querida da cidade” e a todas as entidades do gênero.

— Quantos colegas meus saem de bicicleta de casa para dar seus plantões no Corpo de Bombeiros e de lá saem de bicicleta, de manhã, rapidamente, para não se atrasar ao seu trabalho? Mulheres e homens que honram a sua farda, que honram cada minuto em que estão ali para salvar vidas e salvar patrimônios de pessoas que eles nunca viram na vida e que talvez nunca verão. Mas estão lá, prontos para atender ao próximo — registrou.

Moacir Thomazi, presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, disse que nem as guerras mundiais interromperam o funcionamento da instituição, e em 130 anos nunca houve qualquer denúncia de desvio de função ou de recursos financeiros.

— Trata-se, de fato, de uma das mais nobres entidades de Joinville, do nosso estado e do país.

Ivan Frederico Hudle, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, lembrou que atualmente funcionam no estado 31 corporações do gênero, atendendo 50 municípios e mais de 1,6 milhão de habitantes. Ele espera que a PEC retire da “relativa clandestinidade” o funcionamento dos bombeiros voluntários.

— [Precisamos] mostrar para este país que há, sim, pessoas interessadas em trabalhar gratuitamente. Muitas vezes é mal compreendido esse modelo: como conseguem trabalhar de forma gratuita? — pontuou.

Esperidião Amin também leu mensagem de Ivete Appel da Silveira, primeira suplente do senador Jorginho Mello (PL-SC), que definiu o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville como “exemplo de dedicação e altruísmo”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

Publicidade

Leia também:

Metrô e trem em São Paulo terão operação especial no réveillon

Postado em 30 de dezembro de 2022

Sindicatos e prefeitura do Rio celebram 1° de Maio em Madureira

Postado em 1 de maio de 2023

PRF ampliará fiscalização nas estradas no feriado prolongado do dia 15

Postado em 11 de novembro de 2022

Centro de Estudos da Câmara discute impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho – Notícias

Postado em 8 de novembro de 2023