Pesquisar

Segurança alimentar é decisiva, diz o ministro Paulo Teixeira sobre a Aliança Global contra a Fome — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em entrevista à Voz do Brasil, o titular do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar reforçou que Brasil é referência em políticas públicas para erradicação da fome e da pobreza

Com o objetivo de acelerar esforços globais para erradicar a fome e a pobreza, foi lançada, nesta segunda-feira (18/11), durante a abertura da Cúpula de Líderes do G20, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ao programa A Voz do Brasil desta segunda, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que a experiência brasileira com políticas públicas se tornou referência para os líderes mundiais reunidos que partilham do mesmo propósito: acabar com a insegurança alimentar.


“Os agricultores familiares são a solução para resolver a produção daqueles alimentos que vão [para a] mesa do povo. Por isso, o Brasil tem políticas muito bem sucedidas, o PAA, que ajuda o agricultar a organizar seu orçamento, compra do agricultor e doa para as comunidades com insegurança alimentar”, destacou o ministro, ao citar também o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é um dos maiores programas de merenda escolar do mundo. “A segurança alimentar é decisiva, e o PAA ajuda a circular o dinheiro e o alimento no município”, completou.


Políticas públicas brasileiras, como o PAA, são consideradas uma inspiração para o propósito da Aliança lançada hoje. Por meio do programa, o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e doa esses alimentos para organizações das redes socioassistencial, públicas e filantrópicas de ensino, saúde e justiça e para equipamentos de segurança alimentar e nutricional, que é como são chamados os Restaurantes Populares, as Cozinhas Comunitárias, os Bancos de Alimentos, entre outros que atendem pessoas vulnerabilizadas, que não têm acesso à comida de forma regular e adequada.

Ainda durante a entrevista, o ministro destacou que, neste mandato do presidente Lula, foram retiradas 24 milhões de pessoas do mapa da fome e o trabalho no Brasil segue com foco em tornar o ambiente de “barateamento” da produção sustentável, ao mesmo tempo que auxilia o mundo a avançar nessas questões. “Imagina a gente poder viver em um tempo que a gente possa dizer que essa Aliança Global conseguiu envolver o mundo inteiro, para tirar o mundo inteiro do mapa da fome”, afirmou Paulo Teixeira.

A Aliança Global, que já teve adesão de 82 países, espera alcançar 500 milhões de pessoas com programas de transferência de renda em países de baixa e média-baixa renda até 2030. Entre as metas está: expandir as refeições escolares de qualidade para mais 150 milhões de crianças em países com pobreza infantil e fome endêmicas, além de arrecadar bilhões em crédito e doações por meio de bancos multilaterais de desenvolvimento para implementar esses e outros programas.

Confira A Voz do Brasil desta segunda de G20 Brasil

voz ptx.jpg

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Após nove anos, EBC reabre instâncias de participação social

Postado em 13 de junho de 2025

DAIMAR PAHOLA CASTILLO

Postado em 13 de junho de 2025

COMÉRCIO CONSCIENTE
Procon Assembleia promove ação no Dia dos Namorados

Postado em 12 de junho de 2025