Sebrae/RR, FAERR e ADERR alinham evento para celebrar fim da vacinação de febre aftosa em Roraima. | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Encontro aconteceu no auditório do Sistema FAERR/SENAR.

O superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú e o diretor de administração e finanças, Almir Sá, participaram de uma reunião estratégica na tarde desta segunda-feira,(11), com o presidente da FAERR (Federação da Agricultura e Pecuária Roraima) e CDE (Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RR), Silvio de Carvalho, e o presidente da ADERR (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) Marcelo Parisi, para alinhar a realização de evento alusivo a celebração da retirada da vacinação de febre aftosa no estado.

No encontro, foi articulado sobre a festividade ocorrer dentro do Salão Internacional de Turismo, evento do Sebrae que ocorrerá em abril, que tem como objetivo, mostrar o potencial turístico de Roraima para o público em geral e visitantes estrangeiros, em especial, para os países do CARICOM (bloco de cooperação econômica e política formado por 15 países e cinco territórios da região caribenha como Guiana e Barbados).

A suspenção da vacina trará grandes benefícios para o estado abrindo oportunidades em mercados externos e beneficiando consequentemente o grande, médio e pequeno produtor, pontuou Silvio de Carvalho, presidente da FAERR e CDE.

Tratamos sobre como será feito a dinâmica deste evento que além de ser uma vitrine de negócio, também será uma solenidade que vai encerrar esse ciclo de 30 anos da vacinação contra febre aftosa em Roraima, dessa forma, será um evento ilustrativo, dinâmico e com diversas informações de interesse para os nossos produtores rurais do estado, concluiu.

Conforme o presidente da ADERR, Marcelo Parisi, a última vacinação está prevista para acontecer até o dia 31 de março deste ano, e que esse evento, veio para somar forças e fomentar o setor pecuarista local.

Sabemos que o Sebrae sempre esteve ao lado do produtor e da agência de defesa, então essa comemoração vem para movimentar o mercado de exportação em Roraima alavancando a economia, pois com essa iniciativa muitos negócios serão realizados, comentou Parisi.

Em sua fala, o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, esclareceu que a instituição apoia todo o sistema produtivo e que esse evento vai permitir a internacionalização da bovinocultura roraimense.

“Sebrae faz parte desta jornada, temos um projeto de bovinocultura e de leite e precisamos fortalecer cada vez mais essas atividades que impulsionam a produtividade e competitividade em nosso estado”, enfatizou.

Também estiveram presente na reunião representantes da FUNDAPEC (Fundação de Desenvolvimento da Pecuária de Roraima); SFA (Superintendência Federal de Agricultura); Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação); Coopercarne (Cooperativa Agropecuária de Roraima) e Frigo10.

Nossos produtores estão encerrando um ciclo para iniciar um novo capítulo de desenvolvimento porque vamos substituir a vacinação com novas metodologias de vigilância com apoio das entidades envolvidas. Esse evento em especial, vai ser um espaço de degustação, momento fundamental para apresentar nossa carne e potencial de exportar, compartilhou o presidente da Coopercarne, André Araújo Prado.

Presidente da Coopercarne, André Araújo Prado.

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é um dos principais líderes mundiais na produção e exportação de carne bovina e alguns países exigem que o Brasil seja reconhecido como livre da febre aftosa sem vacinação para aceitar suas exportações. Dessa maneira, a retirada da vacinação em Roraima representa um novo ciclo de negociações e avanços para o setor econômico e pecuarista do estado.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022