SEBRAE/RR enfatiza a Importância da Educação Empreendedora na Jornada Pedagógica 2024 do CEFORR. | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O evento, ocorrido na sede administrativa do SEBRAE/RR, contou com a participação de mais de 80 profissionais da educação do estado e teve como objetivo discutir e esclarecer dúvidas sobre a matriz curricular do novo ensino médio, preparando, especialmente, os professores para as disciplinas eletivas.

A manhã foi repleta de trocas de experiências entre professores de diferentes escolas do estado. Além disso, a SEED, em parceria com o CEFORR, realizou uma oficina com metodologias ativas para esclarecer dúvidas dos professores.

A Coordenadora de Linguagens da DFIC (Divisão de Fortalecimento do Currículo) pela SEED, Joselia Gomes, foi uma das professoras que ministrou a oficina. Segundo ela, a jornada é um acolhimento, formação e preparação dos profissionais da educação para o retorno às aulas.

O objetivo da SEED é capacitar os professores para que retornem à sala de aula e concretizem o fazer pedagógico, que é o ensino e aprendizado dos nossos alunos da rede estadual de ensino. Hoje estamos com nossos professores de disciplinas eletivas justamente para que façam acontecer esse fazer pedagógico na sala de aula, um componente curricular tão importante quanto os outros.enfatizou a professora.

A voz dos participantes também foi ouvida, e Lucenir Lucena Ferreira, coordenadora da Escola Mário David Andreazza, compartilhou como a jornada pedagógica tem influenciado diretamente em sua prática em sala de aula.

Vejo como algo fundamental. Nós, como formadores, precisamos ter essa capacitação até para auxiliar os professores nas escolas. Os pontos da oficina estão sendo bem pertinentes, as dúvidas, discussões e trocas de experiências entre professores.comentou.

Educação Empreendedora

O empreendedorismo é um dos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio, que visa preparar os jovens para o mercado de trabalho do século XXI. A partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os alunos desenvolvem habilidades como criatividade, inovação, proatividade e resiliência, além de aprender a identificar oportunidades e solucionar problemas.

O SEBRAE contribui com a SEED fornecendo recursos e metodologias para que os professores possam ensinar empreendedorismo em sala de aula. Isso pode ser feito por meio de oficinas, projetos e utilização de metodologias ativas, focadas no engajamento dos alunos.

Tálison Silva, coordenador de educação empreendedora do SEBRAE, destacou a importância dessa parceria com a SEED para a educação estadual, tanto de estudantes como de professores.

É de suma importância a atuação da educação empreendedora nessas práticas pedagógicas, pelo fato de ser um fator que potencializa o protagonismo nas pessoas. Quando voltamos para o cenário educacional, conseguimos enxergar, através da educação empreendedora, potenciais habilidades e comportamentos que certamente ajudarão o corpo escolar, seja professor, coordenador, aos alunos, a serem pessoas ativas na sociedade, a serem pessoas que tenham o poder de suas próprias ações e consigam conquistar seu espaço no mercado de trabalho, na área social, familiar, profissional.afirmou.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas

Postado em 27 de fevereiro de 2024

AÇÃO FISCALIZATÓRIA Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima | ALE-RR

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Caer realiza mutirão para revisão das faturas de água   – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 26 de fevereiro de 2024

MDHC apresenta a ministérios, na Casa Civil, eixos que comporão o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa — Agência Gov

Postado em 26 de fevereiro de 2024