Sebrae Roraima realiza campanha de Alfabetização de Dados para colaboradores | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Com o avanço da tecnologia, o mundo atual produz muitos dados em questão de minutos, porém saber analisá-los é uma habilidade que tem se tornado necessária para as empresas e organizações. Segundo uma pesquisa recente feita pela “Qlik” com mais de 7.300 tomadores de decisões de negócios, apenas 24% se consideraram “alfabetizados em dados”.

A alfabetização de dados é a capacidade trabalhar, entender e se comunicar com dados. É uma competência que capacita funcionários de todos os níveis a desenvolverem conhecimento, interpretar, tomar decisões e comunicar o seu significado a outras pessoas.

Conforme a “Qlik” empresas que possuem uma alfabetização de dados consolidadas mostraram um valor corporativo até 5% maior. Ou seja, essa pesquisa revela que investir nesse recurso de requalificação em larga escala, traz benefícios consideráveis, como inovação, produtividade, melhor experiência para os clientes e funcionários, além do lucro.

Avaliando isso, o Sebrae Roraima por meio da Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência e Coordenação de Inteligência de dados, irá realizar a campanha de Alfabetização de dados com os colaboradores da instituição, com o objetivo de ajudá-los a tomarem decisões mais assertivas e explorarem o poder dos dados em transformar resultados, tanto para suas vidas pessoais quanto profissionais.

Dividida em três etapas, a programação da campanha vai ser iniciada com uma palestra online sobre Alfabetização de dados com o especialista do Grupo iMaps/Data School, Henrique Portella, no dia 27 de outubro.

Na segunda etapa, será feito um diagnóstico para identificar o nível de alfabetização de dados dos colaboradores e para finalizar, os participantes passarão por um curso de “Introdução a Análise de Dados” nos dias 08,14, 21 e 28 de novembro.

A ideia é sensibilizar e incentivar nossos colaboradores a trabalharem com dados de forma mais confiante em relação a interpretação de dados. Após as respostas do diagnóstico vamos elaborar um plano estratégico para desenvolver essas habilidades na instituição, explicou o coordenador de inteligência de dados do Sebrae/RR, Eckner Oliveira.

A fornecedora global de inteligência de mercado (IDC), prevê um aumento de 10 vezes nos dados mundiais até 2025. Isso significa que as organizações orientadas por dados produzirão funcionários alfabetizados em dados que contribuem mais para suas funções e ajudam as empresas e instituições a crescerem em um cenário econômico global cada vez mais agressivo.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Prefeitura de Maricá nega desvios de recursos da saúde

Postado em 28 de fevereiro de 2024

Imunização contra a dengue envolverá a rede pública de ensino dos municípios – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 28 de fevereiro de 2024

PREVIDÊNCIA SOCIAL ALE-RR realiza audiência pública com presença do ministro Carlos Lupi nesta sexta-feira | ALE-RR

Postado em 27 de fevereiro de 2024

Câmara aprova regime de urgência para oito projetos – Notícias

Postado em 27 de fevereiro de 2024