II Jornada de Extensão na UFRR destaca programa ALI do Sebrae/RR | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

II Jornada de Extensão marca o início da XVII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima na UFRR, celebrando duas décadas de avanços científicos e tecnológicos no Brasil.

Como parte da programação da XVII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima (SNCT-RR), um evento que celebra 20 anos de promoção da ciência e tecnologia no Brasil, a II Jornada de Extensão tomou lugar na Universidade Federal de Roraima (UFRR) nos dias 19 e 20 de outubro.

Com o tema “Os Caminhos da Prática Extensionista nos Cursos de Graduação”, o evento reuniu estudantes, coordenadores e membros da comunidade externa em um ambiente de troca de experiências e conhecimentos.

Um dos destaques no primeiro dia do evento foi a presença do Sebrae/RR por meio do programa ALI (Agente Local de Inovação), que desempenha um papel crucial na promoção do empreendedorismo e inovação na região. Sylvio Fontinelle, bolsista do ALI, enfatizou a importância dessa participação na Jornada de Extensão da UFRR.

“É importante apresentar o programa ALI para a academia, dialogar com outros saberes e ouvir dúvidas ou sugestões. É muito bom também compartilhar a vivência que tive durante o período de ALI. Dividir o que temos e conquistamos é parte do nosso dever como agente. A essência do projeto ALI é essa troca constante de saberes e experiências” explicou.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma iniciativa que, em 2023, comemora duas décadas de existência. Estabelecida em 2004, a SNCT é realizada anualmente durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com diversas unidades de pesquisa, agências de fomento, entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, entre outros.

“É fundamental para o Sebrae Roraima dar publicidade às suas ações e projetos que mudam vidas, além de parcerias com outros entes do ecossistema de Inovação” finalizou Fontinelle.

A professora Dra. Meire Joisy Pereira, orientadora de Sylvio no Projeto ALI, destacou a relevância do programa ALI no contexto da inovação nos pequenos negócios em Roraima. Ela enfatizou que o projeto é reconhecido mundialmente no quesito inovação e que, por se tratar de um projeto de extensão, tem o propósito de devolver à sociedade o conhecimento gerado na academia e pelas instituições envolvidas.

“O que queremos destacar é que o programa ALI, desdobrado em três modalidades – produtividade, educação empreendedora e rural – desempenha um papel fundamental na inovação dos pequenos negócios em Roraima. O Sebrae é o catalisador dessa iniciativa e não apenas isso, mas também o executor. Portanto, quando sistematizamos essas informações e as tornamos científicas, estamos demonstrando não apenas a importância, mas sobretudo a contribuição do Sebrae e da universidade para a inovação em nosso estado” explicou a professora.

A Jornada de Extensão na SNCT-RR representou uma oportunidade para prestação de contas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, mostrando o compromisso social da universidade e do Sebrae. Sylvio Fontinelle apresentou os resultados do programa ALI, que foram aprovados e elogiados durante o evento.

Um dos objetivos da SNCT é mobilizar a população em torno da importância da ciência como uma ferramenta para a geração de valor, inovação, riquezas, soluções para os desafios nacionais, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

O Programa ALI Produtividade

O Programa é realizado por especialistas que acompanham a sua empresa in loco, com orientações sob medida para te apoiar na implantação de novas práticas gerenciais para melhorar a performance da sua empresa

O Sebrae ajuda empresas a aumentarem a produtividade em um programa exclusivo, sem custo algum e com soluções inovadoras e de alto impacto, para ajudar o seu negócio a se diferenciar no mercado.

Para micro e pequenas empresas que desejam inovar e aprimorar sua gestão com ênfase na produtividade, aumento do faturamento e redução de custos. O ALI Produtividade é uma iniciativa, em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, que busca elevar o patamar de produtividade do seu negócio ao participar desta iniciativa única.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 4 de março de 2024

Desenvolve Roraima e Sebrae/RR avançam no planejamento estratégico durante visita consultiva | ASN Roraima

Postado em 4 de março de 2024

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Postado em 4 de março de 2024

FISCALIZAÇÃO Procon Assembleia monitora aplicação da lei que garante meia-entrada a agentes de segurança pública | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024