Sebrae Roraima apoia e evidencia empreendedorismo rural | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Produtos frescos produzidos por pequenos agricultores são comercializados no Sebrae Ataíde Teive Feira da Agricultura Familiar aos sábados a partir das 7h.

O empreendedor está no campo também. Para somar forças ao grupo de agricultores do Projeto de Assentamento Nova Amazônia atendidos pelo Sebrae/RR por meio da Uagro (Unidade de Competitividade Agroambiental), a instituição articulou um novo espaço com mais infraestrutura e segurança para a comercialização da produção dessas pequenas propriedades.

Durante a Semana é Delas a Feira da Agricultura Familiar teve um horário especial e funcionou sábado e domingo, das 7h às 12h com os mais diversos produtos frescos no Sebrae Ataíde Teive, bairro Asa Branca, onde ficava localizado o antigo Supermercado Acreano em frente à Farmácia do Zezinho.

A feira ficou um tempo parada pois o Sebrae queria dar uma estrutura melhor para os produtores, visando a qualidade e um lugar que fosse mais seguro, onde os clientes pudessem ter prazer em vir comprar as frutas, as verduras. Então, com esse novo prédio também estamos trabalhando na divulgação para a comercialização deles comece a se ampliar, explicou a gerente da Uagro, Itamira Soares.

Há cerca de um ano Dayane Siqueira começou a produzir em sua propriedade no P.A Nova Amazônia, Truaru. Ela é uma das mais novas integrantes do Projeto e conta que decidiu participar da Feira para estar mais próxima dos seus clientes, evitar atravessadores e entender quais produtos o público mais se interessa.

A proposta é boa para ajudar os agricultores, trazer o povo mais pra cidade, uma oportunidade de trazer o produto e vender. É a proximidade que tem de estar próximo dos clientes, porque lá a gente fica recuado, aí vem aqui pra cidade, a gente literalmente está com eles, não precisa de atravessador nem nada, é bem mais fácil, contou a Dayane.

Dayane Siqueira, produtora rural.

No sábado, 9, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Sílvio de Carvalho, fez uma visita especial para ver de perto como está funcionando a iniciativa.

“O Sebrae desenvolve esse trabalho para melhorar e dinamizar, porque o importante na agricultura familiar é acompanhamento e uma assistência técnica lá na propriedade com orientação de cultivo ao cuidado com a embalagens, até que chegue a mão do consumidor. E isso traz qualidade ao produto que é oferecido na nossa mesa e traz a certeza para o produtor que ele não está só” salientou o presidente.

No mesmo dia também estiveram na Feira uma equipe do Sicredi para discutir junto a gerencia da Uagro quais ações poderiam ser realizadas em parceria para melhorar a gestão financeira deste público e o acesso ao crédito.

Temos produtos e serviços que atendem o pequeno produtor na sua totalidade, desde do básico como abertura de conta, PIX, cartão e a linha de crédito rural, que muitas vezes é o que o produtor precisa para impulsionar. Além disso, atuamos com consultoria financeira de forma que o crédito seja acessado de forma consciente, realmente como o produtor precisa e principalmente a linha que vai satisfazer a necessidade dele para que continue prosperando, esclareceu o gerente de negócios agro do Sicredi, Muriel Rossetti.

Gerente de negócios agro do Sicredi, Muriel Rossetti.

Inscrições para participar do Projeto encerram dia 15 de março

Os pequenos produtores interessados em aderir a iniciativa têm até o dia 15 de março para se inscrever. A taxa de inscrição custa R$ 250, valor que pode ser dividido em até cinco parcelas.

Para realizar a inscrição, os interessados podem ir de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Uagro, localizada na sede do Sebrae-RR, no Edifício Airton Dias (Rua Governador Aquilino Mota Duarte, 1771 – São Francisco).

A Feira da Agricultura Familiar é realizada todos os sábados, das 7h às 11h.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022