DIA DO OUVIDOR Assembleia Legislativa auxilia na abertura de espaços de escuta no interior de Roraima | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Neste sábado (16), é comemorado o Dia do Ouvidor, figura central na condução das ouvidorias das instituições públicas. Ele é responsável por conduzir as atividades do setor, planejar ações informativas e discutir a abertura de outros espaços de escuta ativa da população.

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem a Ouvidoria-Geral, que vem desempenhando papel importante no diálogo com outros órgãos para ampliar o conhecimento da população sobre o órgão. No ano passado, duas ouvidorias foram abertas com o apoio da Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo: na Câmara Municipal de Pacaraima e na Escola Estadual Presidente Castelo Branco.

O presidente do Legislativo roraimense, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), afirma que ouvir a população é o caminho mais assertivo na construção de políticas públicas e para o aperfeiçoamento dos serviços ofertados pelos Poderes, já que são os cidadãos que vivenciam essa realidade diariamente.

Essa Casa tem buscado trazer a sociedade roraimense para as discussões no Plenário. A Ouvidoria-Geral é também um elo para que isso aconteça, porque recebe as sugestões e as reclamações das pessoas. Nossa responsabilidade, enquanto Poder Legislativo, é atender aos anseios da população, e estamos trabalhando incansavelmente para isso”, garantiu Sampaio.

Milhares atendidos

No ano passado, os deputados aprovaram o regimento interno da Ouvidoria-Geral, que direciona o funcionamento e estrutura do órgão, que tem natureza mediadora e serve como instrumento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes da Casa reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos de usuários.

Com a mudança do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, promulgado em dezembro de 2023, o Plenário também deu aval para que a Ouvidoria-Geral fosse vinculada à Mesa Diretora, com direito a voto. Isso permite dar celeridade às discussões e demandas importantes do órgão.

Para o ouvidor-geral do Parlamento, deputado Isamar Júnior (Podemos), isso reforça o trabalho da ouvidoria de aproximar o cidadão da Casa, para que levem suas demandas aos deputados. O objetivo para este ano era chegar aos dois municípios que faltavam, Mucajaí e Alto Alegre, o que ocorreu entre fevereiro e março.

Em 2023, focamos em levar a Ouvidoria-Geral até os municípios, às câmaras municipais, às prefeituras, dentro de escolas fizemos isso, ouvimos a população, trouxemos suas demandas e levamos a solução para os moradores, que são os maiores beneficiados com nossa atuação”, destacou o deputado.

Abertura de espaços de escuta

Além de panfletagens, palestras orientativas e rodas de conversa, a Assembleia Legislativa, por meio da Ouvidoria-Geral, auxilia na abertura de novos espaços de escuta, como ocorreu na Câmara Municipal de Pacaraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela. Depois de reuniões e orientações, o Legislativo Municipal concretizou a implementação da própria ouvidoria.

O vereador e ouvidor da Câmara de Pacaraima, Irmão Grande, disse que as atividades do setor têm sido voltadas para que a população saiba da existência do espaço e leve as demandas da cidade para serem debatidas pela ouvidoria, que possui um setor jurídico.

É uma boa iniciativa ter a ouvidoria funcionando na Casa. Tivemos uma conversa com a Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa e conseguimos implementar. Não tenho dúvida de que vai ser importante para discutir os problemas da cidade e trazer benefícios para a população”, expressou.

Sobre a Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo está situada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, e funciona das 8h às 18h, com atendimento presencial. Em Rorainópolis, o núcleo funciona na Rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h. Os interessados podem enviar denúncias, reclamações, elogios e sugestões.

O contato também pode ser feito virtualmente através dos números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e (95) 98402-7039, em Rorainópolis. O cidadão pode acessar ainda via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line.

Texto: Josué Ferreira

Foto: Marley Lima / Eduardo Andrade / Nonato Sousa

SupCom ALERR 

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022