‘JUSTIÇA E CIDADANIA’

SAPL da Assembleia Legislativa de Roraima disputa o Prêmio Innovare

Sistema on-line de tramitação das proposições da ALE-RR facilita acesso da população às matérias, sessões e informações institucionais
Foto: Eduardo Andrade

Compartilhe:

Por Suellen Gurgel

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) é um dos projetos selecionados para concorrer ao 19ª Prêmio Innovare. Implantado em setembro do ano passado, em parceria com o Senado Federal, o SAPL é uma ferramenta on-line de tramitação das proposições que facilita o acesso às matérias, sessões plenárias, informações institucionais, normas em vigor e a outros assuntos referentes ao Legislativo.

Estar entre os selecionados, na categoria Justiça e Cidadania, num prêmio concedido pelo Instituto Innovare, é motivo de orgulho para o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), que encampou a ideia de dar clareza aos atos do Poder quando assumiu o cargo, no fim de janeiro de 2021.

A princípio, nossa gestão tinha a intenção de dar transparência aos projetos de lei que tramitam na Casa. Os deputados, com o SAPL, têm facilidade de acompanhar em tempo real os projetos, assim como a sociedade e os demais Poderes. Fomos surpreendidos com a indicação ao Prêmio Innovare, e estamos muito felizes por disputar. Mas o maior prêmio é tornar a Assembleia acessível a todo roraimense”, comemorou Sampaio.

Fácil, intuitivo e sustentável

Até a implementação do SAPL, a ALE-RR era a única assembleia do país que não possuía um processo legislativo informatizado. Para ter acesso a documentos, o cidadão precisava protocolar um pedido de informação. A ação era burocrática e onerosa, e, muitas vezes, levava dias para ser concluída.

Agora, para conhecer as pautas das sessões, as matérias que tramitam, atualmente, na Comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência (CASPP), por exemplo, ou até mesmo quem são os deputados da primeira legislatura de 1991, basta o cidadão ter acesso à internet e digitar o site da ALE-RR (https://al.rr.leg.br/) e clicar em Processo Legislativo.

O SAPL traz transparência e economicidade, porque não precisamos mais imprimir papéis”, esclareceu o superintendente legislativo, Jardel Souza, ao citar as vantagens da substituição do acervo físico.

Visita

O Prêmio Innovare está na fase de visitas a cada uma das 549 práticas selecionadas, das quais 142 disputam na categoria Justiça e Cidadania. A equipe responsável pelo SAPL da Assembleia Legislativa de Roraima recebe nesta segunda-feira (13), às 15h, a visita técnica.

O Innovare é referência na seleção e no reconhecimento de práticas de excelência que contribuem para a modernização da Justiça e prestação de serviço jurisdicional com agilidade e qualidade no país.

É para saber se o SAPL funciona conforme aquilo que nós mandamos nas inscrições e se realmente está tendo esse reflexo na sociedade, se está de fato melhorado a relação do Legislativo com a população”, disse Jardel Souza.

Além de Justiça e Cidadania, participam do Prêmio Innovare as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Todas têm tema livre e o instituto escolherá uma iniciativa que esteja alinhada ao tema Educação e Cultura: o futuro do país, para o Prêmio Destaque.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022