EXPECTATIVA

Projetos de PCCR para técnicos da educação e ampliação da Polícia Civil são aprovados

Servidores de ambas as áreas acompanharam votação na galeria do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas
Foto: Nonato Sousa

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

Nesta quinta-feira (24), projetos de lei de vários segmentos de Roraima foram aprovados na Assembleia Legislativa de Roraima, entre PCCRs (Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração) e alterações em leis orgânicas de servidores públicos. As aprovações serão encaminhadas para apreciação do governo.

O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), mediou as votações. “Pautamos vários projetos de interesse de vários setores. A sessão se alongou, mas saímos felizes pela aprovação”, disse.

Pela primeira vez, os servidores técnicos da Educação de Roraima terão a possibilidade de ter o próprio PCCR. Houve a votação do Projeto de Lei nº 94/2022, aprovado com 21 votos, com emendas.

Os cargos integrantes deste PCCR são de nível superior (analista educacional, assistente social educacional, nutricionista educacional e psicólogo educacional); nível médio (secretário de escola e merendeiro; cargo em extinção: assistente de alunos) e nível básico (em extinção: cozinheiro, para jornada de oito horas diárias ou seis horas corridas). Até o momento, estes profissionais, mesmo com atuação direta na Educação, pertenciam ao quadro de servidores efetivos civis de Roraima.

O deputado Evangelista Siqueira (PT) foi o relator do PL na comissão especial criada com o intuito de apreciar a proposta. Defendeu os direitos de homens e mulheres que estão há décadas na luta pelo PCCR próprio. “O que eles querem é a formalidade de serem reconhecidos como profissionais da Educação”, afirmou. A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) acrescentou: “Hoje se faz justiça reconhecendo que os técnicos são educadores”.

Segurança pública

Também foi aprovado, com 20 votos favoráveis o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 005/2022, que altera dispositivos da Lei Orgânica da Polícia Civil, sendo acrescentado o Departamento de Perícia Oficial, tendo como subordinados o Instituto de Criminalística, o Instituto Médico-Legal e o Instituto de Identificação.

O texto recebeu emenda e versa ainda sobre a promoção do policial civil de carreira para classe superior, desde que atenda a requisitos como efetivo exercício sem interrupções por cinco anos. O PL extingue funções e autoriza ao Governo do Estado a promoção extraordinária dos policiais da classe intermediária para a especial. Atualmente, são 21 servidores.

O deputado Nilton Sindpol (Patri) relatou o PLC em comissão especial. “Momento diferenciado, juntamos delegados e nove outros cargos que compõem a Polícia Civil. É um sistema e não funciona se faltar um”.

Aprovado com 18 votos favoráveis, o PL nº 006/2022 para fixar, a partir de 31 de março, o valor de Indenização de Risco de Vida (IRV) em R$ 750 até o fim do ano. O direito é assegurado aos policiais e bombeiros militares de Roraima.

Os valores não serão contabilizados para Imposto de Renda e não terá direito quem está em licença de interesse particular, militar ausente ou desertor e aqueles agregados em funções de natureza civil. Em janeiro deste ano, a Assembleia Legislativa promulgou a Lei Complementar 309/2022.

Defensoria pública

Dezessete votos favoráveis foram dados ao Projeto de Lei nº 114/2022, da Defensoria Pública do Estado, para fixar o índice de revisão anual, exercício 2022, em 11% para remunerações, proventos e pensões dos servidores efetivos, comissionados e de funções de confiança da DPE, com data retroativa a 1º de março de 2022.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022