Projeto susta decreto que inclui estatal do pré-sal na lista de estudos para privatização – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


02/09/2022 – 10:56  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Reginaldo Lopes: “Estatal não depende de recursos do Tesouro para sua manutenção”

O Projeto de Decreto Legislativo 183/22 susta os efeitos do decreto do governo (11.085/22) que inclui no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) a empresa Pré-Sal Petróleo (PPSA), com objetivo de avaliar a privatização da empresa e dos ativos sob sua gestão.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto foi apresentado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Ele destaca que a estatal, fundada após a descoberta do pré-sal, em 2006, “é uma estatal totalmente não dependente, ou seja, não depende de recursos do Tesouro para sua manutenção”.

“Não resta dúvidas dos imensos riscos à soberania nacional ao colocar uma empresa privada para controlar os principais consórcios de exploração e produção de óleo e gás natural, substituindo a PPSA, que mantem plena capacidade de gerenciamento e controle dessa produção”, avalia.

O parlamentar ressalta ainda que pelo menos 48% da matriz energética do Brasil depende de petróleo. “O decreto representa clara ameaça à gestão pública dos recursos energéticos representados pelo petróleo e gás natural do pré-sal, que é um patrimônio de todos os brasileiros, razão pela qual cabe ao Congresso Nacional sustar o ato”, conclui.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votado pelo Plenário.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcia Becker



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Publicidade

Leia também:

Comissão discute realização da 4ª Conferência Nacional de Cultura – Notícias

Postado em 1 de agosto de 2022

Após dois anos de pandemia, 27ª Parada do Orgulho LGBTI ocorre no Rio

Postado em 27 de novembro de 2022

PRÊMIO DPE Equipe da TV Assembleia recebe premiação por reportagem sobre violência contra a mulher | ALE-RR

Postado em 8 de novembro de 2023

Retomada de atividades tem apresentações de capoeira, caratê, breakdance, balé e música

Postado em 30 de março de 2022