Projeto permite uso de nome religioso em documentos oficiais – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


30/08/2022 – 12:50  

Elaine Menke/Câmara do Deputados

O autor da proposta, deputado Orlando Silva

O Projeto de Lei 2064/22 estabelece que os órgãos e as entidades públicos federais, em seus atos e procedimentos, deverão adotar o nome religioso, de acordo com o requerimento da pessoa interessada. A matéria está em análise na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, os registros dos sistemas de informação, de cadastros e de programas dos órgãos e das entidades deverão conter o campo “nome religioso”, em destaque, para uso das pessoas que desejarem adotá-lo. Nesses casos, o nome civil será utilizado apenas para fins administrativos internos.

Também constará dos documentos oficiais o nome religioso da pessoa que assim requerer expressamente, acompanhado do nome civil.

A proposta, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), considera nome religioso a designação pela qual a pessoa se identifica do ponto de vista religioso.

No projeto, Silva replica a ideia do Decreto 8.727/16, que dispôs sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

“Nada mais intrínseco ao ser humano que o nome que o identifica perante a sua comunidade, o seu trabalho, nas relações sociais e culturais, que o faz verdadeiramente único no universo. Neste sentido, nome e fé formam vínculo indissociável da identidade pessoal”, argumenta o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Publicidade

Leia também:

Projeto cria Programa de Inclusão Digital para Idosos – Notícias

Postado em 13 de setembro de 2022

SALVANDO VIDAS | Hemoraima e Juventude Batista promovem campanha de doação de sangue

Postado em 9 de julho de 2023

Santuário do Cristo Redentor comemora hoje 91 anos de criação

Postado em 12 de outubro de 2022

Projeto determina que registro contenha informações que evitem prejuízo em transação imobiliária – Notícias

Postado em 15 de agosto de 2022