Comissão aprova projeto que prevê suspensão de posse de arma para agressor de crianças e jovens – Notícias

Divulgação/FonteFoto:

Compartilhe:


30/08/2022 – 17:07  

Billy Boss/Câmara dos Deputados

O deputado Luis Miranda recomendou a aprovação do projeto, com ressalvas

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2637/19, que impõe aos agressores de crianças e jovens restrições à posse e ao porte de arma de fogo. O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa lei já prevê o afastamento do agressor da moradia comum.

Apresentada pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a proposta foi aprovada por recomendação da relator, deputado Luis Miranda (Republicanos-DF). “Entre 85 países, o Brasil é o terceiro mais letal para crianças e adolescentes, e diversas medidas precisam ser tomadas para enfrentar esse grave problema”, afirmou Miranda.

Pelo texto aprovado, quando verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual praticados por pais ou responsáveis, a autoridade judiciária deverá apurar se o agressor possui registro de porte ou posse de arma de fogo e, em caso positivo, deverá suspender a posse ou restringir o porte de arma.

Por meio de complementação de voto, Luis Miranda ressalvou na proposta que essa futura regra não se aplicará a agentes de segurança citados na Constituição. “Nesses casos, a legislação específica é ainda mais rigorosa”, justificou o relator.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Na versão original, a proposta foi aprovada em julho último pela Comissão de Seguridade Social e Família.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

Marinha afunda porta-aviões em alto mar

Postado em 4 de fevereiro de 2023

Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação

Postado em 12 de janeiro de 2023

Procon Assembleia recebe representantes da Agência Nacional do Petróleo

Postado em 15 de setembro de 2022

Ato público defende a democracia e o Parlamento, um mês após atos golpistas contra os Três Poderes – Notícias

Postado em 8 de fevereiro de 2023