Pesquisar

Projeto estabelece regras para prazo de suspensão de ações individuais de consumidores – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

08/03/2024 – 17:40  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Rubens Pereira Júnior, autor da proposta

O Projeto de Lei 188/24 estabelece regras para o prazo máximo de suspensão dos processos individuais de consumidores na Justiça. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, altera o Código de Defesa do Consumidor.

O código possibilita que autores de ações individuais solicitem a suspensão de suas ações para aproveitar os efeitos de sentenças favoráveis de ação coletiva sobre o mesmo assunto. No entanto, a lei não prevê hipóteses em que as ações individuais voltem a tramitar.

Prejuízo
O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), autor do projeto, explica que essa regra prejudica o consumidor quando a ação coletiva passa longos anos sem ser julgada. “Por isso, achamos necessário que haja previsão legal para que as ações individuais suspensas possam voltar a tramitar”, disse.

O texto do deputado determina que o processo individual voltará a tramitar: se receber urgência; se a ação coletiva não for julgada definitivamente no prazo de três anos; se o autor do processo individual demonstrar que não é membro do grupo que ajuizou a ação coletiva.

Próximos passos
O PL 188/24 será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

EM BOA VISTA Unimed Fama não atende solicitação de informações do Procon Assembleia sobre fechamento inesperado de unidade | ALE-RR

Postado em 27 de julho de 2024

Câmara tem iluminação verde pelo Dia de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço – Notícias

Postado em 27 de julho de 2024

MEI tem até 1º de agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista | ASN Roraima

Postado em 27 de julho de 2024

sociedade deve estar vigilante na defesa da democracia — Senado Notícias

Postado em 26 de julho de 2024