Pesquisar

Projeto estabelece paridade no investimento público em categorias esportivas femininas e masculinas – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


11/08/2022 – 19:32  

O Projeto de Lei 1891/22 estabelece que, a partir de 2025, haverá paridade de investimento dos recursos públicos nas modalidades de prática esportiva entre as categorias feminina e masculina.

Pela proposta, as entidades sem fins lucrativos componentes do Sistema Nacional do Desporto somente poderão receber recursos da administração pública federal direta e indireta caso incluam em seus estatutos essa norma.

Gustavo Aleixo/Cruzeiro Esporte Clube

Investimento na categoria feminina é bem mais baixo

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Lei 9.615/98, que institui normas gerais sobre desporto.

Autoras do projeto, as deputadas Tabata Amaral (PSB-SP) e Lídice da Mata (PSB-BA) ressaltam que, na maioria dos esportes, o investimento na categoria feminina é bem mais baixo quando comparado à masculina, “principalmente em modalidades consideradas para homens”.

Elas acrescentam ainda que o relatório “Movimento é Vida”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgado em 2019, apontou que no Brasil a prática de exercícios físicos por mulheres é 40% inferior aos homens.

“O investimento igualitário das verbas públicas pelas federações e confederações fará com que muitas atletas atinjam resultados expressivos, e assim, sirvam de modelo para que mais meninas Brasil afora iniciem alguma prática esportiva, inspirada em seus ídolos”, defenderam.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; do Esporte; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Editor – Ana Chalub



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

MEI tem até 1º de agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista | ASN Roraima

Postado em 27 de julho de 2024

sociedade deve estar vigilante na defesa da democracia — Senado Notícias

Postado em 26 de julho de 2024

Rosa Magalhães foi velada e homenageada por amigos e escolas de samba

Postado em 26 de julho de 2024

“EDUCAR É PREVENIR” Projeto da ALE-RR promove treinamento sobre perigos do tráfico de pessoas em colégio do bairro Sílvio Botelho | ALE-RR

Postado em 26 de julho de 2024