MEIO AMBIENTE

Projeto de lei propõe substituição de sacolas plásticas por ecológicas

Material pode levar mais de 40 anos para se decompor na natureza
Foto: Marley Lima
Deputado Eder Lourinho, durante defesa do PL

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

Para conservar e proteger a natureza, o plenário aprovou na sessão desta terça-feira (29) o Projeto de Lei nº 69/2019, apresentado pelo deputado Éder Lourinho (PTC), para substituição, em Roraima, das sacolas plásticas por ecológicas. A matéria seguirá para sanção governamental.

Na natureza, a sacola plástica leva de 30 a 40 anos para decomposição completa. Neste período, o material causa danos à vida animal aquática e terrestre, problemas na drenagem de cidades e compromete o desenvolvimento da flora.

Para Éder Lourinho, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a substituição é necessária para preservar a natureza.

“Essa necessidade se deve ao grande número de sacolas plásticas nos mercados que são distribuídas todos os dias e descartadas de forma errada, causando danos ao meio ambiente. As biodegradáveis não agridem”, defendeu.

A substituição pela sacola ecológica deverá ocorrer em estabelecimentos comerciais e supermercados de Roraima, a princípio, de forma facultativa no primeiro ano de vigência da lei, após sanção. Depois deste período, será obrigatória a disponibilização gratuita deste item ao consumidor. Além disso, as empresas poderão cobrar até R$ 0,15 por sacola retornável e dar um desconto de 0,3% no valor das compras acima de 20 itens.

Em caso de descumprimento, a partir do ano de obrigatoriedade da lei, o estabelecimento será notificado, multado ou interditado por 24 horas.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022