Projeto cria programa de capacitação de jovens para difusão cultural – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


08/09/2022 – 18:38  

Elaine Menke/Câmara do Deputados

José Nelto, autor da proposta

O Projeto de Lei 2096/22 institui o Programa Jovem Monitor Cultural, com o objetivo de capacitar jovens para a difusão cultural em todo o território nacional. A proposta, do deputado José Nelto (PP-GO), tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo o texto, poderá ser disponibilizada uma bolsa mensal, observando o valor do salário mínimo vigente, e auxílios mensais para subsidiar a alimentação e o transporte dos jovens selecionados para o programa.

José Nelto afirma que a intenção é fortalecer a inserção socioeconômica dos jovens, buscar o desenvolvimento da sua formação, proporcionar a experimentação profissional e promover a interação entre a comunidade e os espaços culturais.

Segundo o deputado, a medida pode beneficiar o desenvolvimento dos jovens que hoje não estudam nem trabalham, contingente que alcança cerca de 12,3 milhões de pessoas, quantitativo que supera a população da Bélgica.

Seleção
Pelo projeto, os participantes do programa serão escolhidos em processo seletivo, com vagas reservadas a pessoas pretas, pardas e indígenas (30%), pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (10%) e transexuais ou travestis (10%). A proposta detalha as regras para seleção dos cotistas.

São fundamentos do Programa Jovem Monitor Cultural: o protagonismo e a ampliação dos repertórios dos jovens participantes; o incentivo ao exercício da criatividade e da autonomia; e a capacitação de pessoas jovens por meio de formações teóricas e práticas relacionadas à gestão cultural, entre outros.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Cultura; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024