Pesquisar
27, 29 e 30 DE JULHO

Programação especial marca Dia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Evento promovido pela Assembleia Legislativa pretende conscientizar população sobre esse tipo de crime
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CPVTP – PPDHC) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove nesta quarta-feira (27), sexta (29) e sábado (30) palestras, rodas de conversa e panfletagens em vários pontos de Boa Vista em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho.

Abrangendo diferentes públicos – do adolescente ao migrante –, a programação diversificada pretende conscientizar a população sobre o crime de tráfico de pessoas, os tipos e, especialmente, como preveni-los. Na quarta-feira, a equipe do CPVTP conversa com alunos do ensino médio da Escola Estadual Gonçalves Dias, na avenida Getúlio Vargas, 4333, bairro Canarinho.

Segundo Glauber Batista, coordenador do CPVTP, a maioria das vítimas é composta de mulheres, crianças e adolescentes que são aliciadas para exploração sexual ou mão de obra escrava.

“Todos os anos fazemos esse trabalho de prevenção e os adolescentes são um dos focos principais, pois eles são uma das maiores vítimas de aliciamento no nosso Estado”, afirmou.

Além disso, algumas peculiaridades – zona de fronteira e a alta da migração de venezuelanos – tornam Roraima uma das principais rotas dos traficantes.

“Vários relatórios apontam o nosso Estado como corredor do tráfico de pessoas, já que temos duas fronteiras, Guiana e Venezuela, que são rotas do tráfico internacional, e a divisa com o Amazonas.”, esclareceu o coordenador.

Ainda na quarta, o centro faz panfletagem informativa para quem circula no Terminal Rodoviário Internacional José Amador de Oliveira, na avenida das Guianas, 1523, bairro 13 de Setembro.

A programação de sexta-feira será marcada pela exibição do filme “7 Prisioneiros”, na Paróquia de Nossa Senhora Consolata, rua Uraricoera, 671, bairro São Vicente. O evento é direcionado à comunidade venezuelana.

O CPVTP encerra as ações no sábado, Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com uma panfletagem na Praça das Águas, bairro Centro, um dos pontos turísticos mais movimentados de Boa Vista.

Confira a programação:

27/07 – 7h30: palestra com roda de conversa para as turmas de ensino médio na Escola Estadual Gonçalves Dias sobre tráfico de pessoas e modalidades, com documentário;

27/07 – 14h30: panfletagem de prevenção ao tráfico de pessoas no Terminal Rodoviário Internacional José Amador de Oliveira – Baton;

29/07 – 9h: roda de conversa sobre o filme “7 Prisioneiros” na Paróquia de Nossa Senhora Consolata;

30/07 – 17h30: ação do Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na Praça das Águas com panfletagem.

Dia de luta

O Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi instituído pela Assembleia-Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2013. No Brasil, a data entrou no calendário nacional em 2016, pela Lei nº 13.344/2016, importante marco regulatório que atua na prevenção, repressão e assistência às vítimas do crime.

No Protocolo de Palermo (2003), a ONU definiu o tráfico de pessoas como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”.

A ONU estima que, anualmente, mais de dois milhões de pessoas são vítimas desse crime no mundo. De acordo com dados da Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil (Pestraf), no Brasil, 76 do total de 241 rotas de tráficos de pessoas mapeadas estão na região Norte. Ainda segundo a pesquisa, a rota de tráfico internacional de pessoas passa por Roraima, com destino principal a Venezuela e, posteriormente, Espanha e Holanda.

Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR
25.07.2022

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025