PARCERIA

Procon Assembleia participa de ação solidária da Defensoria Pública de Roraima

Órgão de defesa do consumidor realizou atendimentos à população e distribuição de material informativo
Foto: Marley Lima
Diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral

Compartilhe:

Por Suzanne Oliveira

O Procon Assembleia participou da segunda edição da Defensoria Solidária, ação promovida pela Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR). As atividades ocorreram das 8h às 16h deste sábado (4), na Escola Estadual América Sarmento Ribeiro, no bairro Pintolândia.

De acordo com a diretora do Procon, Mileide Sobral, a inclusão do órgão de defesa do consumidor na ação foi uma forma de aproximar o cliente mais distante, em termos territoriais.

“A gente está na zona Oeste e o consumidor, às vezes, tem uma dificuldade maior de ir ao nosso local de funcionamento. Então, a gente trouxe uma equipe técnica para realizar esses atendimentos”, informou Mileide.

De acordo com ela, os interessados procuraram o Procon para tirar dúvidas e buscar orientações sobre cartões de créditos e juros, que ocorrem com frequência.

“Temos uma demanda bancária realmente maior e ela sempre vem acompanhando o Procon nessa relação consumidor e fornecedor. Então, além de requererem uma atenção maior, necessitam da presença do consumidor. Conseguimos fazer um pré-atendimento, avaliando contratos, juros que são aplicados e conseguimos encaminhar o consumidor para atendimento presencial, necessário na tratativa dessa demanda”, explicou a diretora.

Para a dona de casa Romênia de Souza, os serviços do Procon e dos demais órgãos oferecidos na ação, serviram para nortear a população sobre seus direitos.

“Foi bom porque a pessoa já tem aquela base e facilidade de resolver as coisas, até pelos aplicativos. Essa ação ajudou muito, ainda mais no final de semana que têm pais que trabalham e não têm tempo para ir até o local resolver. Então, caiu muito bem”, disse.

Defensoria Solidária

O evento, que está na sua segunda edição, foi celebrado em comemoração aos 22 anos de institucionalização da DPE no Estado.

“Superou as expectativas da Defensoria e de todos os parceiros. A população veio, realmente, participar como esperávamos. É um dia de grande realização, onde estamos fazendo o bem. Esperamos que essa ação seja a maior de todas e que possamos realizar muitas outras ao longo dos próximos anos. Esse evento marca o calendário estadual de solidariedade e já estamos pensando até numa segunda edição ainda em 2022”, informou o defensor público-geral interino, Oleno Matos.

Quem compareceu a Defensoria Solidária pôde contar com serviços como, exames clínicos, cidadania, lazer, atendimentos jurídicos, entre eles: áreas de execução de alimentos, reconhecimento de paternidade e dissolução de união estável, guarda, alvará judicial, interdição, divórcio, retificação de registros públicos, 2ª via de certidão de nascimento, informações sobre processos cíveis e criminais, e demais orientações jurídicas.

Além disso, cortes de cabelos, aferição de pressão arterial, exames clínicos, artesanato, palestra de saúde bucal, orientação de higiene oral, aplicação de flúor em crianças e adolescentes foram colocados à disposição da população.

Também participaram da ação órgãos estaduais, tais como o Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Femarh, Setrabes; Hospital do Amor; Liga de Combate ao Câncer; Departamento de Trânsito (Detran-RR); Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer); Secretaria de Educação (SEED); Codesaima; Vara da Justiça Itinerante; e Centro de Referência da Mulher.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022