Pesquisar
VERMELHA E LARANJA

Alunos de Karatê do Centro de Convivência da Juventude trocam de faixa após exame de graduação

Quase 130 crianças e adolescentes estão matriculados na modalidade; doze passaram no teste e os demais receberam os primeiros quimonos e faixas brancas
Foto: Marley Lima
'Alunos de Karatê do Centro de Convivência da Juventude, durante exame de graduação

Compartilhe:

Por Suzanne Oliveira

Após seis meses de muito treino e dedicação, 12 alunos praticantes de Karatê no Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), passaram no exame de troca de faixa: amarela para vermelha e vermelha para laranja. O evento ocorreu neste sábado (4), na escola Estadual Pastor Fernando, no bairro Caranã.

Durante a cerimônia, também foram entregues os primeiros quimonos e faixas brancas para novos alunos.

“Nós acreditamos que o esporte forma campeões. Não só no esporte, mas também campeões para a vida. Através desse trabalho, nós estamos contribuindo na formação desses jovens, para que eles se tornem cidadãos úteis à nossa comunidade”, disse Damosiel Alencar, superintendente de Programas Especiais, onde funciona o Centro de Convivência da Juventude.

Tiffany Galvão, de 13 anos, trocou a faixa vermelha (Aka obi) pela laranja (Daidaiiro obi). Ela pratica a modalidade há três anos e sua meta é chegar na tão sonhada faixa preta.

“Antes de entrar no esporte, eu pesquisei e me identifiquei muito. Estou até hoje e pretendo ficar até conseguir a preta. É meu objetivo. Estou muito feliz. Sempre gostei de participar dos exames e agora estou com a laranja. É muito emoção”, contou a jovem.

Para a mãe da Tiffany, a cabeleireira Deysiane Marinho, a ascensão de faixa da filha é motivo de orgulho.

“É uma emoção muito grande. Para mim, ela só tinha entrado por diversão. Quando ela mudou de faixa pela primeira vez, aí eu disse: ‘agora o negócio é sério’. Que venha a preta, que é o que a gente almeja. Ela é muito focada. O que ela já aprendeu, passa para os outros colegas. É muito dedicada”, frisou Deysiane.

Outro aluno que também conseguiu a faixa vermelha foi Luan Diogo Vidal, de 11 anos. “Estou muito feliz. Queria muito isso e agora eu pude realizar. Evoluir de faixa é uma coisa muito boa, pois é uma mudança de nível. Eu gosto muito de artes marciais e sempre quis fazer. Me esforço muito para tirar notas boas na escola e ser um bom cidadão. O Karatê ensina isso”, destacou Luan.

O Centro de Convivência da Juventude recentemente fez parceria com a academia de Karatê Shotokan, que há dez anos desenvolve o projeto ‘Bom Cidadão’. A iniciativa objetiva incluir no esporte crianças em situação de rua.

O professor e presidente da Federação do Estado de Roraima de Karatê, Harrison Lima, falou sobre a importância da união das instituições.

“Nós estamos com esse projeto com a Assembleia Legislativa, que hoje, realmente, foca não só no esporte, mas na filosofia, visando a formação do atleta, para que ele seja um bom aluno, um bom filho, um bom vizinho. Isso é o que queremos: construir um cidadão para a sociedade”, pontuou Lima.

Em Boa Vista, o Centro de Convivência da Juventude atende 127 alunos de 6 a 18 anos, só na categoria. No local, são ofertadas ainda outras artes marciais como taekwondo, jiu-jitsu e judô. Atualmente, são disponibilizadas 70 vagas para o Karatê. Os treinos são às terças e quintas-feiras, de manhã e de tarde, na Superintendência de Programas Especiais, que fica na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis.

Leia também:

Polícia Civil prende corretor de imóveis suspeito de aplicar diversos golpes em Roraima

Postado em 30 de abril de 2025

Governo de Roraima garante participação do Estado nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Postado em 30 de abril de 2025

Encceja 2025 oferece chance gratuita de certificação para jovens e adultos

Postado em 30 de abril de 2025