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SEMANA DO CONSUMIDOR

Procon Assembleia encerra campanha com centenas de atendimentos a clientes e fornecedores

Seis equipes do órgão se revezaram em pontos comerciais estratégicos de Boa Vista; panfletos com dicas e orientações foram distribuídos ao público em geral
Foto: Marley Lima
Anna Carolina Carvalho, advogada do Procon Assembleia, classificou interação como fundamental

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Por Kátia Bezerra

Após uma semana de intensas atividades, o Procon Assembleia encerrou nesta sexta-feira (18) a campanha “Semana do Consumidor 2022”, em alusão ao Dia Nacional do Consumidor, com equipes disponíveis em pontos comerciais estratégicos da capital para orientar e informar a população sobre direitos básicos. A ação interativa começou na segunda-feira (14) e se estendeu também aos dois shoppings de Boa Vista.

Uma equipe do Procon passou três dias em uma loja de eletrônicos do bairro Tancredo Neves, zona Oeste de Boa Vista. Mesmo com promoções convidativas, não houve aumento nas vendas. “Mês passado vendeu mais que nesta semana. As promoções vão até sábado para tentarmos angariar mais clientes”, garantiu Cassiel Almeida, gerente da loja.

“O público gostou muito da ação. Teve orientação, tanto para os funcionários da loja quanto para os clientes”, completou. Ele aprovou a iniciativa e garantiu que ampliou seus conhecimentos sobre direitos e deveres do consumidor e fornecedores.

“A equipe esteve conosco esta semana, alertando os nossos clientes, orientando e dando dicas de como comprar corretamente, seguindo seus direitos. Eu tirei muitas dúvidas sobre a lei do Direito do Consumidor e pude orientar melhor meus clientes. Uma informação muito importante que tive foi sobre troca de mercadorias, uma das maiores dúvidas dos consumidores. Dúvidas sobre nosso papel como fornecedores também foram muito úteis”, destacou.

O contato com o público foi satisfatório e eficiente, conforme explicou a advogada Anna Carolina Carvalho, do Procon Assembleia. Ela classificou a interação como “fundamental” para a abordagem do assunto.
“Foi muito produtivo, alcançamos muitos clientes e observamos que a dúvida mais comum é sobre a troca de produtos. Muitos não têm esse conhecimento e pudemos esclarecer que normalmente o cliente não tem esse direito se o produto não tiver vício ou defeito, a não ser que isso seja combinado previamente com a loja. O direito de arrependimento da compra, muito comum em compras on-line, dá ao cliente a alternativa de devolver o item adquirido”, esclareceu.

Seis equipes se revezaram em pontos comerciais estratégicos de Boa Vista e alcançaram centenas de consumidores e fornecedores. Panfletos com dicas e orientações também foram distribuídos ao público em geral.

Promoções não convencem

Para quem passou pelos locais de panfletagem, a novidade chamou a atenção. “Não vim para comprar, mas gostei da ação, sei dos meus direitos, mas gosto de aprender mais. Muitas pessoas não sabem e esse é um trabalho muito bom que o Procon está realizando. Agradeço muito por isso. Eu aprovei”, avaliou a aposentada Betti Santos.

A dona de casa Maria Luísa da Silva, de 81 anos, não gostou muito dos preços. “As coisas continuam caras, não vi novidades nos preços. Moro no Sílvio Leite, sempre passo por aqui, mas não comprei nada durante esta campanha, pois não me convenceu”, reclamou.

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