PARCERIA

Presidente da Assembleia Legislativa anuncia retorno de programas sociais a Caracaraí

Cidade-Porto comemora 67 anos de criação nesta sexta-feira (27)
Foto: Nonato Sousa
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

Conhecida como a Cidade-Porto, Caracaraí, a 170 quilômetros de Boa Vista, celebra nesta sexta-feira (27) 67 anos de criação pela Lei Federal nº 2.495/1955. Nos últimos 30 anos, a Assembleia Legislativa tem contribuído para o desenvolvimento e estruturação do município com aprovação de leis, destinação de recursos públicos pelas emendas parlamentares e apoio técnico do CAM (Centro de Apoio aos Municípios).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), revelou que em breve reativará os programas sociais do Poder Legislativo de forma presencial com a reabertura do núcleo da Casa no Centro de Caracaraí, com atividades de educação, cultura e lazer.

“Com o avanço da vacinação contra a covid-19, vamos retomar as atividades presenciais dos núcleos da Casa no interior do Estado. Em Caracaraí, além da Escolegis, teremos o Centro de Convivência da Juventude com várias modalidades esportivas e culturais com o objetivo de promover inclusão social e qualificação”, disse Sampaio.

Em 2021, o CAM entregou a Caracaraí e a outros municípios o Plano Diretor, Plano de Resíduos Sólidos e imagens em alta definição georreferenciadas. Os documentos são fundamentais para o desenvolvimento da região, bem como abrirão oportunidades para celebrações de convênios e recursos federais.

A prefeita Diane Coelho (SD) agradeceu o apoio do Poder Legislativo, seja com atendimento de demandas ou apoio para o desenvolvimento da região. “Quero agradecer ao presidente Soldado Sampaio e ao CAM pelo Plano Diretor e apoio técnico que tem nos oferecido. Nós estamos sempre em parceria com a Assembleia Legislativa e Governo do Estado”, frisou.

Emendas

Desde o início da atual legislatura (2019-2022), deputados destinaram emendas parlamentares, individuais e coletivas, para atender diversos segmentos em Caracaraí, como a construção e recuperação de pontes, estradas e vicinais, fomento à tecnologia, à agricultura familiar e à saúde.

Na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 (Lei nº 1.371/20), por exemplo, a deputada Catarina Guerra (União) destinou recursos para a rede elétrica; o deputado Gabriel Picanço (Republicanos), para recuperação e manutenção da vicinal 03 (Serra Dourada) e o deputado Odilon Filho (Podemos) para o Festival Folclórico de Caracaraí.

As emendas na LOA 2021 (Lei nº 1.451/21), foram para reforma de unidades de saúde e iluminação pública, destinadas pelo ex-deputado Jalser Renier (SD); aquisição de ambulância equipada, pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania); aquisição de insumos para unidades de saúde, pelo deputado Neto Loureiro (PMB) e de medicamentos e insumos pelo deputado Odilon Filho, com mais recursos para iluminação e reforma de hospital.

Para execução da LOA 2022 (Lei nº 1.625/22), emendas foram destinadas pela Comissão Mista de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle da Casa para atender vicinais e construção de escola na região do Baixo Rio Branco; pelo deputado Odilon, foram feitas indicações para construção de rampa de concreto no porto, com a deputada Yonny Pedroso (PL), aquisição de bombas elevatórias para saneamento do município e de caçambas coletoras de lixos; para o esporte, a deputada Tayla Peres (Republicanos) destinou recursos para finalização de obras do Complexo Esportivo da Vila Novo Paraíso.

Confira as leis estaduais direcionadas para Caracaraí:

Lei nº 05/1991 – Autoriza o Poder Executivo a criar uma escola agrotécnica na Vila Novo Paraíso – matéria apresentada pelo ex-deputado Ramiro José Teixeira;

Lei nº 104/1995 – Dispõe sobre a transformação da Cachoeira do Bem-Querer em área pública de lazer – matéria apresentada pelo ex-deputado Édio Lopes;

Lei nº 269/2000 – Denomina a ponte sobre o Rio Branco de José Vieira Sales Guerra – matéria apresentada pelo ex-deputado Berinho Bantim;

Lei nº 1.667/2022 – Denomina o Complexo Esportivo do Novo Paraíso de Sérgio Alves de Souza – apresentada pela deputada Tayla Peres (Republicanos).

História

Caracaraí nasceu às margens do Rio Branco.  Foi o primeiro ponto de embarque e desembarque de cargas oriundas do território amazonense. Ao porto, chegavam carregamentos vivos de gado e material para construção da cidade e o restante do Estado. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do município é de 22.635 pessoas.

A sede é cortada pela BR-174 e tem como principais pontos turísticos o Parque Nacional do Viruá, Parque Nacional Serra da Mocidade e Cachoeira do Bem-Querer. Há ainda o Festival Folclórico de Caracaraí com a disputa de duas agremiações: o Gavião Carcará (representatividade da ave predominante na região) e a Cobra Mariana (personagem lendária de animal das profundezas do Rio Branco). Outras festividades são o Carafolia e o festejo de Nossa Senhora do Livramento.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022