COMISSÃO DE SAÚDE DA UNALE

Deputados de Roraima participam de discussão de pautas sobre Amazônia

Estado aparece como um dos que atendem às recomendações da OMS no que diz respeito ao número de leitos
Foto: Danilo Mello / Ney Xavier

Compartilhe:

Por Marilena Freitas / SupCom ALE-RR

A saúde da mulher e o aumento do Teto MAC (Sistema de Controle de Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade) para a Região Norte foram pautas do 1º Encontro das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas da Amazônia Legal (Ecoam).

O evento, realizado na tarde desta sexta-feira (28) no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), foi comandado pela presidente da Secretaria de Saúde da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), Mayara Pinheiro Reis (PP), e contou com a parceria da Comissão de Saúde da Aleam.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos), que é vice-presidente regional da Unale, disse na abertura do evento que o Norte do Brasil, em relação às demais regiões, não recebe o mesmo tratamento do governo federal.

“Essa discussão é muito importante para a região amazônica, que sempre é menos privilegiada. Temos uma dificuldade grande de logística, e só quem mora aqui conhece essa realidade. Nós, deputados, temos que lutar pela nossa querida Amazônia, pois somos um pedaço do Brasil e temos que ser vistos diferentemente do resto do país em razão das nossas particularidades” afirmou Picanço.

Durante a apresentação, a deputada Mayara mostrou dados sobre a situação da distribuição de leitos no Brasil e na Região Norte. Roraima aparece como um dos estados que atende às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) com relação ao número de leitos.

O evento contou com a participação de vários parlamentares do Norte do Brasil. Entre eles, os deputados Coronel Chagas (PRTB/RR), Edna Auzier (PSD/AP), Jory Oeiras (DC/AP), Zezinho Tupinambá (PSC/AP), Aldilene Souza (PDT/AP), Paulinho Ramos (MDB/AP), Goretti Reis (PSC/SE), Sargento Eyder Brasil (PL/RO), Cirone Deiró(UNIÃO/RO) e Dr. Jaques (UNIÃO/PA).

Leia também:

ANIVERSÁRIO MUNICIPAL TV Assembleia aborda aspecto religioso em reportagem especial sobre os 69 anos de Caracaraí | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

100 VAGAS Inscrições para cursos presenciais de Informática na Escolegis iniciam na próxima semana | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

Em Cannes, MinC celebra presença do audiovisual brasileiro no exterior — Agência Gov

Postado em 27 de maio de 2024

Governo vai abrir edital para que municípios recebam equipamentos de TV digital – Notícias

Postado em 27 de maio de 2024