‘ORGULHO DE RORAIMA’

Pesquisadores da UFRR são homenageados com comenda na Assembleia Legislativa

Professores receberam honraria nesta segunda-feira (20), por atuação em prol da ciência e educação
Foto: Jader Souza
Professor do curso de Biologia da UFRR, Rafael Boldrini, no momento em que recebia a Comenda Orgulho de Roraima

Compartilhe:

Por Juliana Dama

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) homenageou 15 professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) nesta segunda-feira (20), com a entrega da Comenda Orgulho de Roraima. A cerimônia ocorreu durante sessão especial no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

A proposta é de autoria do deputado Marcelo Cabral (Cidadania). Conforme o parlamentar, o objetivo é reconhecer a atuação dos pesquisadores em prol da educação, ciência e desenvolvimento do Estado e país.

“Essa comenda é dada a pessoas especiais, que ajudaram a construir e contribuíram para o desenvolvimento do Estado, então não poderia ser diferente. Nós a concedemos aos doutores que ajudaram a formar tanta gente e ensinaram tantas pessoas. Eles merecem muito mais. Essa homenagem é de todos os deputados desta Casa, que valorizam e contribuem para o ensino em Roraima”, disse o parlamentar.

Para o reitor da UFRR, professor doutor José Geraldo Ticianelli, a honraria contribui para a valorização dos pesquisadores da instituição, que, apesar das dificuldades enfrentadas pela educação, tanto contribuem para a ciência.

“Ser reconhecido pela Assembleia Legislativa é uma honra muito grande. É o reconhecimento de um trabalho diário, difícil e sem recursos, associado à pior pandemia da última década. Mesmo assim, podemos estar presentes em pesquisas internacionais. O intuito da pesquisa é encontrar soluções para a sociedade, responder dúvidas e trazer produtos que facilitem o trabalho em diversas áreas. O trabalho desses 15 professores e professoras agregou valor à nossa sociedade”, afirmou o reitor.

Professor do curso de Biologia da UFRR, o homenageado Rafael Boldrini já trabalhou na descoberta de 25 novas espécies de insetos no Estado. Segundo o cientista, a honraria serve de incentivo e motivação para que os profissionais continuem desempenhando o trabalho.

“Trabalhamos com o reconhecimento de espécies de insetos. Vamos a campo, coletamos os insetos, levamos para o laboratório e verificamos se são diferentes das espécies conhecidas pela ciência. No período em que estou em Roraima, já reconhecemos cerca de 25 novas espécies no Estado. Esse reconhecimento é importante para nós, cientistas, que, às vezes, nos sentimos desvalorizados devido à falta de recursos para fazer nosso trabalho. E quando recebemos um prêmio como esse, ficamos muito felizes”, disse o professor.

Receberam a comenda Orgulho de Roraima os professores Luiz Alberto Pessoni; Paulo Roberto Ribeiro Rocha; Rafael Boldrini; Valdinar Ferreira Melo; Waldener Endo; Rubens Savaris Leal; Adriana Flach; Marco Vital; Leandro Camargo Neves; Rodrigo Schutz Rodrigues; Júlio Cesar Fraulob Aquino; Sandra Cátia Pereira Uchoa; Manuela Berto Pucca; Wellington Farias Araújo e e Fabiana Granja.

Leia também:

PRÓXIMO DA POPULAÇÃO Ouvidoria-Geral da ALE-RR oferta escuta ativa com ação social na zona Oeste de Boa Vista | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024

CONTRAPOSIÇÃO Coronel Chagas defende governador de Roraima em pronunciamento na tribuna da ALE-RR | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024

Tragédias climáticas: 94% das cidades brasileiras pecam na prevenção

Postado em 29 de maio de 2024

Sebrae/RR abre processo seletivo para vagas com remuneração de até R$ 5.232,10, mais benefícios | ASN Roraima

Postado em 29 de maio de 2024