QUALIDADE DE VIDA

Parlamentares aprovam instituição da Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo

Difundir uso da bicicleta como forma de se exercitar e como meio de transporte estão entre objetivos da lei
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (9), em sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Projeto de Lei (PL) nº 97/2019, que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo no calendário de eventos oficiais do Estado. A matéria foi apresentada pelo parlamentar Éder Lourinho (PSD) e teve 16 votos favoráveis.

Conforme a matéria, as ações de incentivo deverão ocorrer anualmente, na semana que compreende o Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto. A lei visa difundir o uso da bicicleta como forma de se exercitar, além de ser um “meio alternativo de transporte ecologicamente correto”.

“O evento também promove a conscientização sobre a prática de esportes como instrumento de qualidade de vida, o respeito mútuo entre ciclistas, motociclistas, motoristas, pedestres e a busca por soluções que viabilizem a construção de vias exclusivas para os ciclistas trazendo, assim, melhorias para o trânsito”, destaca trecho da justificativa.

O mesmo tema também foi proposto no PL nº 182/2019, pela deputada Aurelina Medeiros (PP), e apensado ao PL nº 97. De acordo com o documento, “no decorrer da semana comemorativa, o Estado empreenderá esforços no sentido de articular, mobilizar e sensibilizar a sociedade civil, através de campanhas de conscientização e políticas públicas que promovam a massificação do uso de bicicletas em benefício do trânsito, do meio ambiente e da saúde pública”.

Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza
SupCom/ALE-RR | 09.08.2022

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024