Pesquisar
QUALIDADE DE VIDA

Parlamentares aprovam instituição da Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo

Difundir uso da bicicleta como forma de se exercitar e como meio de transporte estão entre objetivos da lei
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (9), em sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Projeto de Lei (PL) nº 97/2019, que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo no calendário de eventos oficiais do Estado. A matéria foi apresentada pelo parlamentar Éder Lourinho (PSD) e teve 16 votos favoráveis.

Conforme a matéria, as ações de incentivo deverão ocorrer anualmente, na semana que compreende o Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto. A lei visa difundir o uso da bicicleta como forma de se exercitar, além de ser um “meio alternativo de transporte ecologicamente correto”.

“O evento também promove a conscientização sobre a prática de esportes como instrumento de qualidade de vida, o respeito mútuo entre ciclistas, motociclistas, motoristas, pedestres e a busca por soluções que viabilizem a construção de vias exclusivas para os ciclistas trazendo, assim, melhorias para o trânsito”, destaca trecho da justificativa.

O mesmo tema também foi proposto no PL nº 182/2019, pela deputada Aurelina Medeiros (PP), e apensado ao PL nº 97. De acordo com o documento, “no decorrer da semana comemorativa, o Estado empreenderá esforços no sentido de articular, mobilizar e sensibilizar a sociedade civil, através de campanhas de conscientização e políticas públicas que promovam a massificação do uso de bicicletas em benefício do trânsito, do meio ambiente e da saúde pública”.

Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza
SupCom/ALE-RR | 09.08.2022

PUBLICIDADE

Leia também:

Operação Yanomami derruba garimpo, ergue infraestrutura e salva vidas — Agência Gov

Postado em 21 de janeiro de 2025

Aldebaran-I realiza último teste e se prepara para lançamento ao espaço — Agência Gov

Postado em 20 de janeiro de 2025

Ações federais garantem proteção, cidadania e preservação na maior terra indígena do país — Agência Gov

Postado em 20 de janeiro de 2025