Instituições unem forças em prol da inovação e crescimento do Agro em Roraima | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

As ações em busca do fortalecimento do agronegócio em Roraima não param no Pavilhão Integrado do Agronegócio. Durante a programação do penúltimo dia na Expoferr Show 2023, o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Roraima levou seus compromissos para o espaço, a fim de valorizar as ações do segmento e promover a aproximação das autoridades convidadas de outros estados, para o evento. Na ocasião, foram assinados dois termos de cooperação técnica e um protocolo de intenções com instituições parceiras e o Governo de Roraima.

O primeiro documento assinado, nesta sexta-feira, dia 17, busca promover o acesso dos pequenos produtores a financiamentos, além do apoio técnico para organizar propostas mais direcionadas e qualificações. A parceria é entre o CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima) e o Banco da Amazônia.

“Esses pequenos produtores que não tem acesso a assistência técnica, vão a partir do SENAR poder acessar as leis de financiamento, e isso vai ser extremamente importante para gente ampliar a participação do pequeno e esses recursos subsidiados pra fazer um negócio com sustentabilidade e agregação de tecnologia. Um passo importantíssimo para ampliar o crédito na Amazônia”, pontuou o diretor comercial do Banco da Amazônia, Marivaldo Belo.

Em seguida, foi comemorado uma parceria que pretende dar voz ao pequeno produtor para que ele conte a sua história e apresente a perspectiva e realidade vivida na sua propriedade por meio dos canais de comunicação gratuitamente. O grupo Rede Amazônica e o Conselho Nacional de Agricultura (CNA) irão se unir para colocar em evidência o agro na visão do homem do campo.

/>

“O nosso propósito é que o próprio homem do campo faça sua manifestação daquilo que está acontecendo, não só do que dá certo, mas seus anseios, preocupações e dificuldades. Muitas vezes ouvimos gente que não entende opinando sobre a essa realidade e nossa proposta é noticiar sem edição e sem cortes. Nosso interesse é servir a Amazônia” frisou o Diretor Geral da Rede da Amazônica no Norte, Gino Padial.

Participou também da assinatura do termo, o Diretor Executivo da Rede Amazônica no Estado, Joel Gomes, o presidente do CDE (Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RR) Silvio de Carvalho e diretor-geral do Senar/CNA, Daniel Carrara.

“A parceria entre os sistemas CNA/Senar e Sebrae nominamos de ‘Juntos pelo Agro’. A ideia é as duas instituições aportarem e propagarem o que tem de melhor para o produtor”, salientou Carrara.

A terceira assinatura se deu com um protocolo de intenções entre a Faerr (Federação da Agricultura do Estado de Roraima), CNA/Senar, Sebrae Roraima, o Governo de Roraima por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e Abrafruta (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas), que teve como objetivo a prospecção e implantação de tecnologias que possam ser aplicadas na produção sustentável de frutas em Roraima, promovendo a inovação tecnológica e a fruticultura.

“Estamos juntos para somar forças e levar tecnologia para o pequeno produtor, em especial os fruticultores, e encontrar formas inovadoras de financiamento que se encaixem com o perfil, além de ajuda-los a recuperar e plantar novas áreas, colocando à disposição dele o que o grande já tem”, explicou o representante da Abrafruta, Diego Costa.

O momento, representou um novo caminho para o agro, com a união de diversas mãos dadas com um objetivo em comum: evidenciar que o setor em Roraima é promissor e cheio de oportunidade.

“Estamos em um momento de crescimento do Estado e essas parcerias nos dão liberdade de conhecimento e abrem um leque para mostrar para o Brasil e para o mundo o que nossos produtores estão fazendo. O que nós estamos procurando é dar oportunidade e oferecer para o homem que trabalha no campo, para que ele possa produzir mais e com mais qualidade” ressaltou o presidente do CDE, Silvio de Carvalho.

O governador de Roraima, Antonio Denarium esteve presente durante as assinaturas das parcerias e apresentou o potencial do agro nas terras roraimenses, enfatizando a segurança jurídica, aumento na produtividade no campo, além dos apoios destinados ao setor.

“O Sebrae é uma ferramenta de desenvolvimento do estado de Roraima e de todo o Brasil. E nessa Expoferr Show nós estamos mostrando as potencialidades do estado de Roraima com a assinatura” parabenizou Denarium.

Associações e Sindicados acompanharam o debate sobre o agronegócio e as novas possibilidades a partir da abertura de crédito, os pequenos produtores estão animados e esperançosos com esse novo rumo.

“É muito importante para o setor produtivo quando se tem uma parceria bem feita com as entidades representante de toda a sociedade. Com toda essa ofertada colocada para o pequeno produtor eu tenho certeza que as coisas vão melhorar pra quem está lá na ponta”, disse o presidente do sindicato rural de Alto Alegre e piscicultor, Francisco de Paulo.

Pavilhão Integrado do Agro evidencia a força conjunta das instituições

O espaço é uma parceria do Sebrae/RR com a Faerr, Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), Fecomércio-RR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima) e Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). Nele, foram desenvolvidas diversas atividades com o foco no fomento de inovação, competitividade, gestão e empoderamento dos pequenos produtores e captação de novos investidores.

“Trazer as federações para este espaço para ajudar toda a cadeia produtiva e mostrar para as pessoas que estão visitando essa força conjunta das instituições. A ideia é que a partir de agora a gente fortaleça ainda mais as nossas ações em conjunto, com cada instituição contribuindo com as suas potencialidades. Esse é nosso aposto, dar essa liga” salientou o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú.

O trabalho desenvolvido pelo Sebrae/RR foi parabenizado pelo presidente do Conselho Delierativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo.

“Nós estamos aqui exatamente para aplaudir iniciativas como essa. Isso aí é uma demonstração clara e evidente que o futuro de Roraima é muito promissor e certamente vai ser uma região que vai valorizar”, declarou.

O Pavilhão recebeu mais de 200 visitantes por noite, de 14 a 18 de novembro.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

‘IncluirPod’ Com participação de ouvintes e convidados, primeiro episódio de podcast da Rádio Assembleia tira dúvidas sobre TEA | ALE-RR

Postado em 20 de abril de 2024

FGV publica resultado preliminar da prova de títulos no Edital 2 do concurso da Câmara – Notícias

Postado em 20 de abril de 2024

Lei Paulo Gustavo permite pluralidade a diversificação da produção local — Agência Gov

Postado em 20 de abril de 2024

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança no Pacaembu

Postado em 20 de abril de 2024