Pesquisar

Instituições unem forças em prol da inovação e crescimento do Agro em Roraima | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

As ações em busca do fortalecimento do agronegócio em Roraima não param no Pavilhão Integrado do Agronegócio. Durante a programação do penúltimo dia na Expoferr Show 2023, o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Roraima levou seus compromissos para o espaço, a fim de valorizar as ações do segmento e promover a aproximação das autoridades convidadas de outros estados, para o evento. Na ocasião, foram assinados dois termos de cooperação técnica e um protocolo de intenções com instituições parceiras e o Governo de Roraima.

O primeiro documento assinado, nesta sexta-feira, dia 17, busca promover o acesso dos pequenos produtores a financiamentos, além do apoio técnico para organizar propostas mais direcionadas e qualificações. A parceria é entre o CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima) e o Banco da Amazônia.

“Esses pequenos produtores que não tem acesso a assistência técnica, vão a partir do SENAR poder acessar as leis de financiamento, e isso vai ser extremamente importante para gente ampliar a participação do pequeno e esses recursos subsidiados pra fazer um negócio com sustentabilidade e agregação de tecnologia. Um passo importantíssimo para ampliar o crédito na Amazônia”, pontuou o diretor comercial do Banco da Amazônia, Marivaldo Belo.

Em seguida, foi comemorado uma parceria que pretende dar voz ao pequeno produtor para que ele conte a sua história e apresente a perspectiva e realidade vivida na sua propriedade por meio dos canais de comunicação gratuitamente. O grupo Rede Amazônica e o Conselho Nacional de Agricultura (CNA) irão se unir para colocar em evidência o agro na visão do homem do campo.

/>

“O nosso propósito é que o próprio homem do campo faça sua manifestação daquilo que está acontecendo, não só do que dá certo, mas seus anseios, preocupações e dificuldades. Muitas vezes ouvimos gente que não entende opinando sobre a essa realidade e nossa proposta é noticiar sem edição e sem cortes. Nosso interesse é servir a Amazônia” frisou o Diretor Geral da Rede da Amazônica no Norte, Gino Padial.

Participou também da assinatura do termo, o Diretor Executivo da Rede Amazônica no Estado, Joel Gomes, o presidente do CDE (Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RR) Silvio de Carvalho e diretor-geral do Senar/CNA, Daniel Carrara.

“A parceria entre os sistemas CNA/Senar e Sebrae nominamos de ‘Juntos pelo Agro’. A ideia é as duas instituições aportarem e propagarem o que tem de melhor para o produtor”, salientou Carrara.

A terceira assinatura se deu com um protocolo de intenções entre a Faerr (Federação da Agricultura do Estado de Roraima), CNA/Senar, Sebrae Roraima, o Governo de Roraima por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e Abrafruta (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas), que teve como objetivo a prospecção e implantação de tecnologias que possam ser aplicadas na produção sustentável de frutas em Roraima, promovendo a inovação tecnológica e a fruticultura.

“Estamos juntos para somar forças e levar tecnologia para o pequeno produtor, em especial os fruticultores, e encontrar formas inovadoras de financiamento que se encaixem com o perfil, além de ajuda-los a recuperar e plantar novas áreas, colocando à disposição dele o que o grande já tem”, explicou o representante da Abrafruta, Diego Costa.

O momento, representou um novo caminho para o agro, com a união de diversas mãos dadas com um objetivo em comum: evidenciar que o setor em Roraima é promissor e cheio de oportunidade.

“Estamos em um momento de crescimento do Estado e essas parcerias nos dão liberdade de conhecimento e abrem um leque para mostrar para o Brasil e para o mundo o que nossos produtores estão fazendo. O que nós estamos procurando é dar oportunidade e oferecer para o homem que trabalha no campo, para que ele possa produzir mais e com mais qualidade” ressaltou o presidente do CDE, Silvio de Carvalho.

O governador de Roraima, Antonio Denarium esteve presente durante as assinaturas das parcerias e apresentou o potencial do agro nas terras roraimenses, enfatizando a segurança jurídica, aumento na produtividade no campo, além dos apoios destinados ao setor.

“O Sebrae é uma ferramenta de desenvolvimento do estado de Roraima e de todo o Brasil. E nessa Expoferr Show nós estamos mostrando as potencialidades do estado de Roraima com a assinatura” parabenizou Denarium.

Associações e Sindicados acompanharam o debate sobre o agronegócio e as novas possibilidades a partir da abertura de crédito, os pequenos produtores estão animados e esperançosos com esse novo rumo.

“É muito importante para o setor produtivo quando se tem uma parceria bem feita com as entidades representante de toda a sociedade. Com toda essa ofertada colocada para o pequeno produtor eu tenho certeza que as coisas vão melhorar pra quem está lá na ponta”, disse o presidente do sindicato rural de Alto Alegre e piscicultor, Francisco de Paulo.

Pavilhão Integrado do Agro evidencia a força conjunta das instituições

O espaço é uma parceria do Sebrae/RR com a Faerr, Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), Fecomércio-RR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima) e Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). Nele, foram desenvolvidas diversas atividades com o foco no fomento de inovação, competitividade, gestão e empoderamento dos pequenos produtores e captação de novos investidores.

“Trazer as federações para este espaço para ajudar toda a cadeia produtiva e mostrar para as pessoas que estão visitando essa força conjunta das instituições. A ideia é que a partir de agora a gente fortaleça ainda mais as nossas ações em conjunto, com cada instituição contribuindo com as suas potencialidades. Esse é nosso aposto, dar essa liga” salientou o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú.

O trabalho desenvolvido pelo Sebrae/RR foi parabenizado pelo presidente do Conselho Delierativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo.

“Nós estamos aqui exatamente para aplaudir iniciativas como essa. Isso aí é uma demonstração clara e evidente que o futuro de Roraima é muito promissor e certamente vai ser uma região que vai valorizar”, declarou.

O Pavilhão recebeu mais de 200 visitantes por noite, de 14 a 18 de novembro.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025