Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil: Diferencial Competitivo em Foco | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Buscando atender à crescente demanda por novos métodos na construção civil, aproximadamente 140 pessoas participaram da programação promovida pelo Sebrae/RR.

O “Encontro de Negócios: Construção Sustentável” teve como foco o debate de soluções inovadoras e sustentáveis no setor. A discussão abrangeu o uso de produtos e métodos construtivos que promovem agilidade, eficiência econômica, redução de resíduos e impactos ambientais. O evento ocorreu nos dias 21 e 22, nas instalações do Sebrae Airton Dias.

Hugo Cunha, engenheiro.

Com mais de duas décadas de experiência no mercado, o engenheiro Hugo Cunha participou atentamente dos painéis e palestras oferecidos. Ele destacou a importância de incluir as instituições financeiras na discussão.

“É uma proposta muito positiva, pois esclarece e une os empreendedores do estado. Chama a atenção a união dos agentes envolvidos, desde entidades bancárias até órgãos públicos e o Sebrae. Novos métodos construtivos sempre representam uma proposta interessante para avaliar a viabilidade de oferecer novos serviços” pontuou Hugo.

Dentre os temas abordados, os participantes puderam conhecer certificações que impulsionam o negócio, como o Selo Casa Azul. Esta certificação busca avaliar a qualidade do empreendimento, as ações para minimizar o impacto ambiental e social, a valorização da mão de obra local, e a quantidade de resíduos sólidos gerados durante a obra.

Esthefany Watson, engenheira e proprietária de uma construtora.

A avaliação, realizada pela Caixa Econômica Federal, concede selos em categorias que variam de bronze a diamante. Esthefany Watson, proprietária de uma construtora, ressaltou que a iniciativa proporciona oportunidades para o mercado roraimense crescer e acompanhar a evolução nacional.

“O evento foi muito proveitoso, trouxe novidades e abriu a mente das pessoas para o que está por vir. Nossa região necessita de inovação, pois estamos acostumados a trabalhar sempre da mesma forma, enquanto observamos o restante do Brasil avançando. Para mim, está sendo muito benéfico” comentou a engenheira.

O vice-governador de Roraima e Secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, marcou presença no encontro e discutiu sobre o apoio público e a importância da cadeia produtiva para o desenvolvimento do estado.

“A construção civil impulsiona todo o mercado. Roraima hoje é um verdadeiro canteiro de obras, tanto públicas quanto privadas. Estamos incentivando especialmente as empresas locais, contratando para atuar em construções em todo o estado. O Sebrae, ao promover novas metodologias e o conceito de inovação, vem fortalecer esses esforços” frisou Damião.

No último dia do evento, os participantes conheceram novas opções de tintas e revestimentos sustentáveis.

O encontro contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (SINDUSCON-RR) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (CREA-RR). Além disso, teve os patrocínios da LB Construções, Brasmol e Boa Vista Pisos e Revestimentos.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 4 de março de 2024

Desenvolve Roraima e Sebrae/RR avançam no planejamento estratégico durante visita consultiva | ASN Roraima

Postado em 4 de março de 2024

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Postado em 4 de março de 2024

FISCALIZAÇÃO Procon Assembleia monitora aplicação da lei que garante meia-entrada a agentes de segurança pública | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024