Pesquisar

Inclusão por meio do empreendedorismo é o foco da Semana Global do Empreendedorismo 2023 | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Iniciativa presente em mais de 180 países terá uma extensa programação distribuída por todo o Brasil. Evento começa nesta segunda (13) e segue até domingo (19).

Mais de 1,4 mil atividades de fomento ao empreendedorismo estão agendadas até o momento para ocorrer em quase 400 cidades brasileiras durante a 16ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que ocorre entre 13 e 19 de novembro. São palestras, oficinas e encontros – virtuais e presenciais – disponíveis para toda a população sobre finanças, vendas e marketing, gestão, liderança, inovação, planejamento estratégico, sustentabilidade e a abertura de negócios. Cerca de 100 mil vagas estão disponíveis nas atividades já cadastradas. “Inclusão e geração de renda para quem empreende” é o tema escolhido para o evento este ano.

“A temática reflete a necessidade urgente de promover a inclusão social e a emancipação econômica, especialmente para populações mais vulneráveis, como mulheres e pessoas negras”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Por isso, alinhados com o esforço do governo brasileiro, temos trabalhado para capacitar empreendedores, fornecer orientação e criar um ambiente propício para o crescimento dos pequenos negócios com menos burocracia, mais crédito e maior segurança jurídica”, completou.

De acordo com estudo realizado pelo Sebrae com dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do segundo bimestre de 2023, quase 68% dos donos de negócios (formais e informais) no país têm um rendimento de até 2 salários-mínimos. A pesquisa revela ainda que a renda do empreendedor cresce com a formalização, o que significa que o empreendedorismo é uma porta para assegurar emprego e renda às famílias em situação de vulnerabilidade.

“O empreendedorismo desempenha um papel fundamental na promoção do crescimento econômico, na geração de empregos e na redução das desigualdades. Por isso, a Semana Global é uma oportunidade para inspirar, educar e conectar empreendedores, promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo, além de ser uma ferramenta poderosa de transformação” Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

No Brasil, os pequenos negócios representam 95% das empresas e garantem respondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, 71% dos empregos gerados em 2023 foram criados no setor que conta com 22,5 milhões de empresas – desses, 15,4 milhões são Microempreendedores Individuais (MEI).

Sobre a SGE

A Semana Global do Empreendedorismo está presente em mais de 180 países. No Brasil, é coordenada pelo Sebrae, ao lado de parceiros que também compõem o Conselho Consultivo da SGE no país e são referências do ecossistema empreendedor brasileiro: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Júnior, Conaje, Endeavor, Junior Achievement e a Rede Mulher Empreendedora.

A campanha começou em 2008 e cresceu rapidamente para se tornar um movimento que envolve empreendedores, investidores, formuladores de políticas, pesquisadores, organizações de apoio, entre outros, que colaboram para promover o crescimento econômico e a inovação.

Inscreva-se: https://empreendedorismo.org.br/.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025