I Encontro do NAF promove parceria entre Sebrae e Receita Federal em Roraima | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Ação iniciou o projeto de apoio contábil e fiscal para sociedade.

Nos dias 26 e 27 de outubro, o auditório da sede do Sebrae em Boa Vista, Roraima, recebeu o “I Encontro do NAF”, uma iniciativa que reuniu acadêmicos de ensino superior, representantes de órgãos ligados aos setores fiscal, tributário e aduaneiro, bem como empresas de pequeno porte.

Desenvolvido em parceria entre a Receita Federal e instituições de ensino superior, o NAF é um programa inovador que tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. Vale ressaltar que o NAF não substitui os escritórios de contabilidade, mas sim complementa a oferta de serviços nesses segmentos.

O evento contou com a presença de autoridades de ambas as instituições, incluindo Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae Roraima, Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae/RR, Almir Sá, diretor de administração e finanças do Sebrae/RR, Roberto Paulo da Silva Santos, delegado titular da Receita Federal de Roraima, e José Batista Laurindo Júnior, coordenador regional de educação fiscal da Receita Federal.

Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae Roraima, em sua fala de abertura.

Em sua fala de abertura, Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae Roraima, destacou a importância da parceria com a Receita Federal e elogiou a iniciativa de envolver o Sebrae neste projeto, visando aprimorar a capacitação e o atendimento especializado.

“Observamos a transformação notável da Receita Federal ao longo dos anos, passando de uma entidade temida para um parceiro que busca ajudar e orientar empreendedores, sem deixar de cumprir seu papel fiscalizador. É necessário enfatizar a necessidade de aprimorar as instituições para prestar um serviço cada vez melhor à sociedade” disse.

José Batista Laurindo Júnior, coordenador regional de educação fiscal da Receita Federal, compartilhou sua experiência como responsável pelos projetos de promoção da educação fiscal e preservação de memórias na região norte:

“O NAF é voltado para o comércio, especialmente no contexto do comércio exterior em Roraima, podendo ajudar no desenvolvimento deste segmento no estado. É de grande satisfação o fato de o projeto ser o primeiro voltado para o comércio estereotipado na região norte” celebrou.

Roberto Paulo da Silva Santos, delegado titular da Receita Federal de Roraima, agradeceu a todos os envolvidos no evento e destacou a vocação natural de Roraima para o comércio exterior.

“Ficamos felizes com essa parceria com o Sebrae e a Receita Federal que vai participar de maneira efetiva, seja na capacitação, na assistência ou na orientação. Vocês podem contar muito com o apoio da Receita Federal para que isso dê muito certo e traga resultados para Boa Vista e para o estado de Roraima, promovendo a internacionalização das empresas e contando com o apoio efetivo dos parceiros” ressaltou.

Eduardo Oestreicher, presidente da Câmara Venezuelana Brasileira e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil Guiana.

O coordenador de negócios internacionais da SEADI, presidente da Câmara Venezuelana Brasileira e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil Guiana, Eduardo Oestreicher, salientou a importância da retomada do Sebrae focando no empreendedorismo, especialmente considerando a localização estratégica de Roraima.

“Fazemos fronteira com dois países e temos proximidade com blocos econômicos, como o Caricom. É perceber esse fluxo que é possível para os empreendedores se engajarem no comércio exterior, ampliando as oportunidades de negócio” argumentou.

O “I Encontro do NAF” estabeleceu uma base sólida para a parceria entre o Sebrae e a Receita Federal em Roraima, visando aprimorar o atendimento a empreendedores, promover a educação fiscal e impulsionar o comércio exterior na região. Essa iniciativa promete trazer benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e empresarial do estado de Roraima.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas

Postado em 27 de fevereiro de 2024

AÇÃO FISCALIZATÓRIA Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima | ALE-RR

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Caer realiza mutirão para revisão das faturas de água   – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 26 de fevereiro de 2024

MDHC apresenta a ministérios, na Casa Civil, eixos que comporão o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa — Agência Gov

Postado em 26 de fevereiro de 2024