9ª Festa da Banana no Sul de Roraima e 6ª Feira do Agronegócios: Agronegócio e inovação em destaque | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os dois eventos ocorrem no Parque da Vaquejada de Caroebe e terá exposição de negócios, atrações locais e nacionais.

Um dos maiores festejos do Sul de Roraima voltado ao agronegócio, a 9ª Festa da Banana teve início nessa quinta-feira, 26 de outubro, e segue até sábado, 28 de outubro, com exposição de produção agrícola da região, stand de negócios, apresentações locais e shows nacionais de Joelma, Mano Walter, George Japa, Caninana, Forró Ideal e Rabo de Vaca.

Simultaneamente ao evento, o público presente poderá conhecer não só as inovações em produção rural e industrial, mas também o que há de melhor na produção rural do Sul de Roraima na 6ª Feira de Agronegócios.

Ambos os eventos são realização conjunta do Sebrae/RR com a Prefeitura de Caroebe e o Governo de Roraima que visa o incentivo ao empreendedor rural e a notoriedade do agronegócio do município, por meio da banana, principal matéria-prima da região.

O diretor superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, explicou que o principal objetivo desse convênio com os poderes estadual é municipal foi fortalecer o festejo e a feira de agronegócios, o que vem rendendo frutos para a criação de um networking voltada às micro e pequenas empresas de Caroebe e regiões próximas.

“O Sebrae/RR vem atuando na região com assessoria e consultoria. Com isso, nós criamos uma estrutura específica dentro da feira, específica para a geração de negócios, com fornecedores e parceiros, para que possa ser feito essa negociação e melhorar ainda mais a economia do município de Caroebe” explicou.

A missão do Sebrae/RR, conforme destacado pelo diretor técnico da instituição, Doan Rabelo, é fomentar as micro e pequenas empresas, o que vai de encontro com o papel do Serviço no evento, que é dar condições necessárias para que as micro e pequenas empresas presentes no evento possam se posicionar com a apresentação de seus produtos.

“E hoje estamos aqui como parceiros do evento, entendemos que aqui existe geração de emprego, renda e desenvolvimento. Daí a importância de o Sebrae/RR estar sempre presente aonde tem empreendedor e lá nós estaremos” afirmou.

Parcerias entre instituições garante evolução de festejo tradicional

Parceria entre o Sebrae/RR, a Prefeitura de Caroebe e do Governo de Roraima, presente no festival.

A parceria entre o Sebrae/RR, a Prefeitura de Caroebe e do Governo de Roraima para a realização do evento trouxe um novo ambiente especialmente preparado para a população em geral aproveitar os atrativos e oportunidades de negócios.

O prefeito do município, Osmar Filho, ressaltou a importância dessa parceria para tornar a Festa da Banana uma grande referência para os eventos no interior e para a produção rural.

“Nós temos o Sebrae/RR, a prefeitura e o governo de mãos dadas para que tudo isso que estamos vendo funcionasse e a gente conseguisse trazer uma festa do porte que o povo de Caroebe merecesse” frisou.

O governador Antonio Denarium reafirmou a parceria de sempre com o Sebrae/RR e falou sobre a alegria de apoiar eventos de destaque como a Festa da Banana e a Feira de Agronegócios.

“Fico muito feliz de estar aqui prestigiando este grande evento e, como governador do Estado, fico muito feliz de estar contribuindo com recursos para mais essa edição da Festa da Banana. A nossa gestão é participante e sempre está realizando ações que beneficiem a todos e o Sebrae/RR está junto conosco nessa missão.” pontuou o governador.

Expositores mostram o que há de melhor e mais inovador em Caroebe voltada a produção rural e industrial

Até o último dia do evento, o público que comparecer ao Parque da Vaquejada poderá ver uma estrutura voltada à realização de negócios. São 11 estandes de venda de empresas estaduais e nacionais, como a Lirauto e a Toyolex.

Impacto Solar, empresa rondoniense voltada para energia sustentável.

Uma das empresas que estão expondo no local é a Impacto Solar, empresa rondoniense com cinco anos de história que chegou há dois meses no Estado. O diretor da companhia, Kelton Melo de Araújo, reforçou que o Sebrae fez a diferença no desenvolvimento da empresa, uma vez que abriu portas no ramo de energia renovável, que tem crescido exponencialmente em todo o país.

“O ramo de energia renovável vem crescendo muito no Brasil e agora contamos com uma filial aqui em Caroebe. Aproveitamos essa oportunidade que o Sebrae nos deu para apresentar nesse estande as nossas ofertas. Esse ramo de energia limpa, que protege o meio ambiente, é mais um investimento do Sebrae para que, em breve, o Brasil possa ter uma alta qualidade de energia limpa” explicou.

Além do espaço para os grandes expositores, o Sebrae/RR dedicou mais 18 estandes para que artesãos e produtores rurais pudessem apresentar e vender seus produtos. No local, o público pode prestigiar uma variedade de itens, que vão de comidas típicas feitas com alimentos cultivados no município até bolsas feitas de fio para rede de pesca e travesseiro de pescoço feito artesanalmente.

Dalvina da Silva, produtora rural.

Produtora rural da Vicinal 06 de Caroebe, Dalvina da Silva, de 55 anos, também esteve apresentando, em um desses estandes, vários alimentos feitos com itens produzidos na sua propriedade, frutos de 15 anos de trabalho no campo.

“Lá no sítio, produzo banana, pupunha, cupuaçu, açaí e buriti. Esses pratos que eu faço, vendo na feirinha, então para mim já é uma rotina. Também vendo as minhas coisinhas desde que criaram a festa, então já estou acostumada” contou.

Serviços do Sebrae/RR

Ônibus do Sebrae, que oferece orientações técnica, consultorias e capacitações.

O empreendedor que participar da Festa da Banana e da Feira de Agronegócios terá vários atendimentos e serviços voltados ao empreendedor no ônibus do Sebrae, área institucional para o órgão e outros parceiros, como Desenvolve RR, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI), Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR), Prefeitura de São João da Baliza, Prefeitura de São Luíz e CREA.

A gerente de políticas públicas do Sebrae/RR, Elissandra Costa, pontuou que, neste ano, a Festa da Banana e a Feira de Agronegócios contará com todo o aparato dos expositores que estão envolvidos dentro dos processos da indústria da banana, do artesanato, processos de empresas que estão relacionadas e situadas dentro do comércio.

“Dentro do evento, estaremos trabalhando fortemente a oportunidade para o agronegócio, por meio da vocação do município, que é a banana, e também a parte empresarial, com os parceiros que vêm da cidade e são estratégicos no fornecimento de insumos, equipamentos e maquinários, para que todas esses produtores e essa região possa ser desenvolvida, tendo a oportunidade de conhecer novas tecnologias, novos mercados e novos parceiros” concluiu.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas

Postado em 27 de fevereiro de 2024

AÇÃO FISCALIZATÓRIA Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima | ALE-RR

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Caer realiza mutirão para revisão das faturas de água   – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 26 de fevereiro de 2024

MDHC apresenta a ministérios, na Casa Civil, eixos que comporão o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa — Agência Gov

Postado em 26 de fevereiro de 2024